Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

2012, um ano para mudar tudo

É com imenso prazer que, neste 22 de dezembro de 2011, faço minha estréia aqui no Blog dos Imortais. Nesse meu primeiro post, trago um assunto que penso ser vital para a sobrevivência de um clube e sobre sua convicção de como vai ser jogado o futebol desse clube.

O Grêmio neste fim de ano tem contratado jogadores para compor o grupo para a temporada 2012 no atacado. Serão, até o fim do ciclo de contratações, sete ou oito atletas que serão agregados ao grupo. Isso pode ser visto de duas perspectivas diferentes, de uma forma alentadora, e também de uma forma a mostrar que não há convicção de futebol na(s) direção (ões) do nosso clube.

Como alento, fica o esforço louvável feito por Paulo Pelaipe, um conhecedor do mercado e dedicado executivo de futebol, em correr atrás de atletas e tentar formar um grupo forte e competitivo para a próxima temporada, uma equipe que possa competir em alto nível e trazer os títulos, dos quais estamos muito carentes. Estamos a mais de 10 anos com o grito de ”É campeão” entalado na garganta.

O lado ruim disso tudo, mostra que nosso futebol, lá das categorias de base, não vem sendo aproveitado. Que temos q montar uma nova equipe todo o ano. Mostra que não existe um planejamento de longo prazo, que não se sabe como será o futebol da equipe daqui a 10 anos. Mostra que há 10 anos, não foi planejado como poderiam ser aproveitados os garotos da base, as contratações que teriam custo zero. Isso é essencial para a sobrevivência de um clube. Quanto menos se gastar em contratações e mais se formarem bons atletas, que cheguem aos 20 anos e possam entrar e desempenhar o papel a eles ensinado desde meninos, maior o poder do clube em fazer investimentos pontuais e de qualidade, daqueles que custam caro, mas que chegam e resolvem.

As categorias de base do Grêmio não têm uma idéia esquema tático definido, os esquemas são montados de acordo com o grupo de atletas disponível, o que acaba por fazer com que esses garotos sofram ao mudar de treinador quando este o pede para fazer algo diferente do que vinha executando, muitas vezes minando a confiança desses meninos e travando o desenvolvimento de um futuro craque. Cito isso como apenas um exemplo. Escrevi um pouco sobre isso em um blog pessoal (http://almacopera.wordpress.com/2011/08/18/um-clube-centenario-sem-aprendizado/) para quem interessar e para não me estender aqui. É uma boa leitura.

Enfim, como torcedor, fico extasiado por estarmos montando uma equipe com jogadores de qualidade, um grupo que nos enche de expectativas de que poderemos erguer uma taça no próximo ano. Tenho o sentimento de que nossa seca acabará em 2012. E torço muito para que novas cabeças mudem o Grêmio, que mude-se o pensamento de futebol ano a ano, que se unam e modernizem os pensamentos da velha escola e projetem o Grêmio ao topo do mundo. Pode demorar 20 anos, não importa. O que importa é se unir, planejar, continuar, insistir, vibrar e comemorar os frutos do trabalho.

E você, o que espera para 2012?

@douglas_sari

Nenhum comentário:

Postar um comentário