Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

sexta-feira, 4 de abril de 2014



COLUNA DO CARLOS JOSIAS : Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio Blog dos imortais.



SOFRE PERU FDP



O jogo do Grêmio contra o A Nacional me lembrou uma lenda da política gaúcha: o Gen. Flores da Cunha, a quem se atribui passagens antológicas e cômicas. Conta a história que o Governador era um apaixonado pelo jogo de cartas, pôquer, se diz, e que ao findar do expediente no Palácio se dirigia sempre para o Clube do Comércio onde com companheiros de ´carpeta` desafogava o ´stress` do cargo fumando charuto e apostando. As disputas eram acirradas, com ´experts` do baralho desafiando-se em inteligência e destreza. Invariavelmente havia ´alguém`, que ficava de pé, rondando a mesa, e olhando as ´mãos` dos jogadores, analisando reflexivamente e louco para dar um palpite - o que não podia, e com visão total, claro, de quem estava em melhor condição para vencer a rodada. Era o tipo que se apelidou de ´peru`. O Governador odiava os ´perus`, que lhe retiravam a concentração e perturbavam o ambiente mas que contra os quais nada poderia ser feito a não ser conter a irritação. Pois numa destas tantas vezes, com o ´saco` cheio do chato que a tudo espreitava, o General se viu com uma mão de ouro no momento em que lhe jogaram à mesa a carta de ´ouro` que lhe serviria à ´batida`. Postado às costas do Político o ´peru` começou a ´suar` com sua demora em se decidir diante de situação tão clara, era jogar uma carta ´podre` que possuía, apanhar da mesa a ´chave` da partida e bater. O General deu uma longa baforada - sob o olhar desesperado do vigia - encostou o puro no cinzeiro, retirou da mão uma carta preciosa que possuía na fechada cartada que detinha e a atirou por sobre o pano verde desprezando o fechamento a seu favor do embate - trocou seis por meia dúzia sem vencer. O ´peru` arrancou os cabelos ... o Governador olhou para os céus e exclamou em alto e bom tom: “sofre peru filho da puta” !



Foi o que me veio à mente quando Barcos, às avessas do General, meteu cavadamente a bola que lentamente passou por cima do goleiro, penetrou nas redes, e liquidou com o adversário para enfiarmos a mão na classificação - pensando na secação, que se abateu sobre a nação “red” desde o apito inicial: sofram perus fdp.


Tomei um cálice de vinho na agradável companhia dos amigos, entre eles Ducker, Henrique Azambuja e o sobrinho Marcelo. Fui prá casa dormir em paz ... e fumei um charuto.


abs  

Um comentário:

  1. Sofreram os perus reds, mas sofreram também, silentes, os perus corneteiros...gremistas que não gostam do Grêmio, mas sim de suas teses.

    ResponderExcluir