SÃO DEMAIS OS PERIGOS DESTA VIDA
PARA QUEM TEM PAIXÃO
Não precisava ser adivinho, bidu, ou profeta, tampouco engenheiro civil ou arquiteto para se saber que a ARENA na sua inauguração não estava concluída. Bastava ter o ´dom` da visão.
Escrevi ... aqui neste blog:
quinta-feira, 6 de dezembro de 2012
ARENA. UMA INAUGURAÇÃO ´NAS COXAS`, digo, de improviso. UM AMONTOADO DE DÚVIDAS E PERIGOS DIANTE DA PRESSA POR UM MOTIVO SABIDO DE TODOS. A VAIDADE.
http://gremistasempre.blogspot.com.br/2012/12/arena-uma-inauguracao-nas-coxas-digo-de.html
Vejam, falei em ´perigos`...
Pois então. Levei, de poucos é verdade - como se vê dos comentários contidos no artigo, inúmeros no face onde foi veiculada em diversos grupos fechados de gremistas, e em incontáveis tts - criticas, umas mais ou menos ponderadas.
Infelizmente não me enganei. O que eu via era suficiente para antever o que seria.
Passado algum tempo a cada dia surge novidades nada prazeirosas sobre a construção e conclusão. E cheiram muito mal.
http://www.correiodopovo.com.br/blogs/hiltormombach/?p=23250
Tão ou mais importante do que se ouve, lê e vê, são as fotos que saltitam na internet, e outras que chegam via email e que dá até receio de repassar, dado o espanto pelo qual nos tomamos. As fotos revelam muitas coisas. A conduta culposa se flagra pela presença de um ou mais dos três elementos da culpa: negligência, imprudência e ou imperícia. Fazer mal feito, é negligência; açodadamente é imprudência, e não saber fazer é imperícia. Exemplinhos de bolso para se evitar o enfadonho ´juridiquez`.
Hoje é consenso de que, efetivamente, a ARENA foi inaugurada muito antes do tempo e de que levará de 6 a 12 meses para realmente estar pronta - e nem falo da grama que o EKA confessou que só lá por maio estaria 100%, com otimismo, falo de todo o resto ..... o canto da Geral .... o ´entorno`.... e botem etc nisto. A exposição do Clube aqui e no exterior com os ´erros` flagrados pela precipitada inauguração não tem preço à imagem do Grêmio.
Diante disto tudo pergunto e indago aos conselheiros e para quem se debruçou por sobre o contrato:
1. Para todo CD ouvir, lá no início, eu estava presente, Odone declarou em alto e bom tom: no dia que me entregarem a chave da ARENA entrego a chave do Olímpico.
Isto não ocorreu. Se a ARENA não estava pronta, não poderia ter-se entregue a chave do velho casarão. O contrato se prorroga .... ou o contrato diz algo ao contrário ? Meu Deus, se diz. Bem, falando em Deus, Odone disse que só entregaria a chave se .....
1.1. Toda obra, smj, ao ser entregue, deve ser vistoriada por quem a recebe e ou a encomendou para que aprove a entrega.
1.1.1. Indago, quem a recebeu logrou fazer esta vistoria ? Se acautelou em fazê-la antes do recebimento ?
1.1.2. Esta vistoria aprovou o recebimento ?
1.1.3. Tem laudo disto ?
1.1.3.1. Quem emitiu este laudo, quem assinou, e quantos testemunharam ?
1.1.4. Este laudo passou pelo CA ?
1.1.4.1. Tem ata do CA contendo esta aprovação ?
1.1.5. Esta aprovação passou pelo CD ?
1.1.5.1. Tem ata do CD se dando por satisfeito com a entrega ?
1.2. Em que pese, smj, ser desnecessário constar em contrato esta necessidade de aprovação no recebimento - isto me parece ser de lei e se é não tem exigência de estar escrito no contrato - não custa indagar aos leitores do instrumento: constava condição no contrato com esta imposição ?
2. Sobre receber a obra a questão diz exclusivamente com o Grêmio, Executiva e GE mas sobre o desastre havido e feridos ... as autoridades não escapam de algumas indagações também. O Comandante da BM revelou que houve cessão à pressão política.
2.1. Que pressões seriam ?
2.1.1. Do deputado para inaugurá-la antes do final do seu mandato ? Do Município que queria a obra logo liberada por algum motivo misterioso ou não ? Do próprio Estado idem idem ?
2.1.2. Sendo ou não sendo, o Comandante da BM não poderia ceder a qualquer tipo de pressão e se cedeu agiu com IMPRUDÊNCIA, também tem culpa nisto, e se tem culpa a BM o próprio Estado do RS responde por isto. Não sei até que ponto também não haveria responsabilidade do Município. Responsabilidade solidária alcança a todos os envolvidos. Ou o comandante disse isto só para se livrar de sua própria negligência ?
3. São algumas das muitas indagações que me faço, e que muitos devem estar se fazendo. E muitas outras nos assaltam que não há, aqui, espaço suficiente para lançá-las.
Sem nenhum terrorismo, e pensando unicamente no bem do Clube, me parece que esta obra acompanhada pela Executiva de então, e pela GE, com todos os problemas que se constatam - e a tragédia que escapamos no jogo contra a LDU que é um fato contra o qual cedem argumentos - carece de muitas explicações. E tem que ser dadas. Penso que tais questões carecem, URGENTEMENTE, de ser cobradas pelo CD do clube - e no que diz respeito ao Grêmio - quer do Presidente anterior e do seu CA quer da própria GE. EKA se revelou surpreso diante do desastre. Nós também. Pensávamos que tudo estava as mil maravilhas, como sempre foi sustentado. Inclusive por ele.
A interdição da avalanche impõe alteração no local. Até lá = prejuízo. Mesmo depois, face o preço popular do local, idem. Um brete.
É imperiosa uma atitude séria ( eu disse séria, nada de ficar engavetando, nada de ficar empurrando com a barriga, nada de panos quentes e palavrinhas cansativas do tipo “ é o nome do Grêmio ” e de chavões e clichês que já nos entupiram de prejuízos eis que nunca tanto patrimônio do clube esteve em jogo ).
Odone, tão ágil, para responder Koff sobre a questão ´ a ARENA não é nossa` se queda silencioso, o que é sintomático.
Que o Presidente do CD convoque uma reunião extraordinária. Se for o caso que se nomeie uma comissão ( mas que funcione de verdade que não venha com relatórios e conclusões evazivas se não que nem se crie ... uma comissão técnica, não política, com ovelhinhas de plantão, estilo ´claque` que aprove tudo em favor do nada ou nada em favor do tudo e quase todos, tampouco seja ela revanchista que se apoie só para retaliar, repito, nunca tanto patrimônio do clube esteve em tão em jogo ) ou então QUE SEJA CONTRATADA UMA EMPRESA ESPECIALIZADA, UMA AUDITORIA, TERCEIRIZADA.
O fato é que assim como está não pode ficar.
O Olímpico tem data para ser implodido. E é em MARÇO - deve faltar menos de 30 dias. É agora ou nunca ! Pensem nisto. Chegou a hora exata do CD que está ai dizer DE VERDADE AO QUE VEIO ! Do contrário, vão ter que ouvir ´CD omisso também tem culpa nisso`.
QUEM NÃO DEVE NÃO TEME. SE, AO FINDAR, TUDO ESTIVER ABSOLUTAMENTE BEM, TRANQUILO, EM PAZ, ÓTIMO, MELHOR, MARAVILHA, ESTARÁ DADA UMA SATISFAÇÃO QUE A MAIOR TORCIDA DO SUL DO PAÍS MERECE E PRECISA, E QUE A MÍDIA SE CALE. E VAMOS TODOS FELIZES PARA A NOSSA NOVA CASA. VALERÃO NOVOS E MAIS APLAUSOS.
E SE FOR CONSTATADO QUE A OAS TEM DE REPARAR O QUE FEZ DE ERRADO, SE FEZ, E OU TEM QUE APRONTAR TUDO PARA DEPOIS PERFECTIBILIZAR A ENTREGA, QUE ASSIM SEJA, QUE SE PRORROGUE O PRAZO DE TODO O RESTO INCLUSIVE O DA IMPLOSÃO, QUE ARQUE COM SEU ATRASO E OU DESLEIXO. E QUE, INCLUSIVE, ARQUE COM TODO E QUALQUER PREJUÍZO - independentemente da solidariedade civil - FRUTO DO OCORRIDO.
Confere produção ?
Bem, Srs. Conselheiros,os senhores têm a palavra. Sr. Presidente do CD .... virem-se nos 30 !
@cajosias
Entendo oportunas tais preocupações e concordo com a necessária manifestação do Conselho Deliberativo e, para tal, ele já tem a Comissão de Patrimônio.
ResponderExcluirEntão, que aja ...
Excluir