Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

 
 
COLUNA DO CARLOS JOSIAS : Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio Blog dos Imortais. www.facebook.com/cjosias.oliveira
 
 
FUTEBOL SEM COMANDO E A LÓGICA DO FUTEBOL
 
 

Airton Ruschel ?@airtonruschel 1 h

Antes d trocar o técnico, deveria se definir um comando forte do futebol p instrumentalizar essas mudanças urgentes e necessárias @cajosias





 
Em "Mano (a Mano) - Bastidores dos aflitos e futuro", - http://gremio100mil.blogspot.com.br/2013/05/coluna-do-carlos-josias juridico-do_19.html#comment-form - sustentei a necessidade de substituir o treinador Luxa, sugerindo, e demonstrando minhas convicções para isto, a vinda de Mano, como também me atrevi a sugerir dois nomes para o futebol do Grêmio, Homero e Airton Ruschel.

Pelo Twitter Airton Ruschel foi enfático e andou na mesma linha de pensamento apenas invertendo uma ordem, o que não elide o foco principal: a falta de comando forte do nosso futebol.

Eu suscitei a troca de treinador e após ela o ingresso dos nomes sugeridos para comandarem o vestiário porque: estou desgostoso com Luxa - eu e o mundo; penso que sua permanência talvez constrangesse o homem que entrasse agora na vida do futebol do clube e porque percebo que, hoje, Luxa está indomável ... vai dar atrito.

Ruschel entende que primeiro alguém ´forte` deve chegar no futebol para depois se pensar na troca.

Por uma ou por outra há uma convergência: o comando do futebol não se postou forte. Está frágil. Quando se admite necessidade de um comando forte é porque o que se tem não é forte. É frágil.

E comando frágil não é comando.

Vocês vão dizer: Josias isto é o óbvio. Eu direi: o óbvio precisa ser dito. Até então eu vinha dizendo isto mas não tinha ouvido uma palavra de alguém como Ruschel sobre o assunto. Ele é de um grupo de apoio à candidatura Koff, tem autoridade para falar por tempo de serviço prestado - e muito bem ao clube - e conhece futebol. E falou claro, limpo, e de peito aberto, não mandou recado nem foi à boca miúda pelos cantos dos corredores. Foi um pronunciamento. Já não é mais apenas uma opinião minha ou dos que concordam comigo aqui nas leituras das colunas, e das pessoas na rua que de forma unânime se referem no mesmo sentido. É dito por quem, do ninho, e sem deslealdade, pensa igual.
Agora o bicho pegou.
Isto não é fogo amigo. Fogo amigo é quando sorrateiramente, traiçoeiramente, pelas costas, alguém passa uma rasteira no outro ou nos outros, como aconteceu no episódio envolvendo os 3 homens do período Odone - AVM, CCD E SIMÕES - se bem me entendem.
Isto é Gremismo, e se ser sincero e se mostrar preocupado com os destinos do Grêmio. Seria bom, muito bom, não só que isto fosse entendido, mas que quem está dentro assim entenda como uma mudança natural, e que todos ajudem a alcançar o bem comum. E o bem comum é o do clube, não o da insistência com algo que não está dando resultado. Não se duvida das intenções, mas futebol é assim. Não deu, troca, tanto quanto um treinador faz durante o jogo com um atleta.
Se não mudar, corremos o risco sério, mas muito sério, de fecharmos mais uma vez o ano em branco.
Não vai faltar quem lembre um que outro episódio isolado, como o Corinthians x Tolima. Epa opa, não é um episódio isolado aqui, é o conjunto da obra. E mais, no caso do Tite e companhia, todo mundo via que o trabalho estava sendo bem feito, havia uma convicção nisto. Qual a convicção aqui que o torcedor tem de que pode dar certo o trabalho ? Nenhuma, não há trabalho, Luxa não deixa sequer um projeto de base, um padrão de jogo, e os desentendimentos no vestiário com os jogadores aumentam. Em meio a tudo isto ele comanda o circo como se fosse seu dono, ele não é nem está controlado. Não, não há esperanças de que possa mudar algo de fato.
Precisamos de um Vice de estofo sem que se mova o Rui Costa cuja função está sendo exercida de forma irreparável e em nada se relaciona com o cargo político que se mira.
Há momentos em que se tem que trocar. Se não der certo, valeu a tentativa. É melhor perseguir o que pode dar certo do que o que já se viu deu errado e está desfocado. E se não trocar e der certo ? Bem, como canso de dizer, não faltará alguém para tocar uma cornetinha e dizer: viu como tu estavas errado ? O futebol tem disto, às vezes parece que o futebol não tem lógica.
Por uma ou por outra mantenho leve discordância com Ruschel. Manda o engomadinho embora e mete o Mano a cuidar deste time
Mas agora, neste momento eu diria: olhaaaaaaaaaa que tem sim !


 
 
abs

Um comentário: