1. O ABRAÇO. A história do Grêmio registra episódios únicos no contexto do futebol mundial. Inegável. A comemoração do Jantar Farroupilha, ilustrativamente, não encontra similitude em qualquer agremiação esportiva do planeta que se tenha notícia, menos ainda no futebol. O comovente abraço no Estádio Olímpico é inenarrável. Não me atrevo, não ousaria, a descrevê-lo. Precisaria um Carlos Drumond de Andrade para tal, ou um Noel Guarani, para ficarmos nos pagos. Lupicínio faria outro hino. Por isto meus amigos me reporto à fotografia. E isto basta para chorar !
2. PARA TRANSAR COM MULHER BOA TEM QUE TER TESÃO. A frase também serve dela para nós .... Time que quer ser campeão tem que ganhar jogos como os de ontem, ou como aquele contra o Corinthians. É como encontrar uma ´deusa` no caminho, uma mulher muito linda, nota mil, no popular, uma mulher deslumbrantemente ´boa`. Se o cara não tem tesão .... não come ( me perdoem a expressão chula mas é isso mesmo ). O Grêmio ontem não teve a tesão ´necessária` para transar com a sua deusa e engolí-la. Veja bem, não estou falando de salto alto, corpo mole, nada disto, ao contrário, o time pegou. Mas não basta pegar, tem que comer. O Grêmio ontem deu, de novo, mostras que em que pese a boa campanha que realiza não está preparado para o título. Bem, isto, o próprio Luxa já falou e ele, Luxa, ontem, com todo o respeito - e eu sou dos que acham ótimo o trabalho dele e quero que permaneça, não distorçam o que digo - se apequenou, se enchiqueirou, e tirou a chance que teríamos de ganhar: Moreno ! Para quem tem saudades do Felipão ontem ele Afelipou .... só que nos bons tempos de 90 a gente ganhava porque o time tinha o que faltou ontem, o bicho duro - se é que me entendem - !
3. BIOPOIESIS NÃO GERA DIRIGENTES, ESTES SE FORMAM. Para quem não sabe, “BIOPOIESIS ” é sinônimo de abiogênese, significa geração espontânea e que a grossíssimo modo quer dizer: nascer do nada ! Quando há algum tempo atrás um grupo de bem intencionados gremistas entendeu de criar uma Escola de Dirigentes, com palestras, debates e etc, não que eu não achasse interessante a idéia, me assaltou de imediato: vai fracassar, como de fato fracassou. É que ninguém se forma dirigente teoricamente: o dirigente pode até ser - e deve certamente ser - auxiliado subsidiariamente ao longo do seu verdadeiro local de curso, pela via doutrinária, jamais achar que vai sentar num banco escolar e dali sair dirigente pronto para assumir um cargo qualquer e ainda mais algum de expressão. A verdadeira escola do dirigente é ali, no clube. Isto talvez o Grêmio não tenha praticado como deveria ou continuado a praticar como fazia, digo isto porque nacionalmente ficou conhecido como um clube que era uma verdadeira ESCOLA DE DIRIGENTES de tantos que formava, como Hermínio Bitencourt, Rudi A Petry, Alberto Galia, Nelson Olmedo, Hélio Dourado, Fábio Koff, Luiz Carlos P. Silveira Martins, e tantos outros. Guerra e Rui Costa mais recentemente estavam no caminho desta formação quando deixaram o clube na troca de governo, erro sistemático do Grêmio que troca tudo a cada troca de comandante. Vou citar um exemplo que pela proximidade acompanhei de perto e vocês vão entender melhor, mas existem dezenas de outros, anotem este:
Juliano Ferrer.
Ingressou no clube em 1999 pelas mãos do falecido conselheiro Hilton Martins, a convite, nunca postulou cargo, foi convidado pelo amigo do seu pai dos tempos de colégio. Foi trabalhar literalmente de porteiro, auxiliando a entrada do portão 1, sociais, onde sempre havia confusões por carteira, acompanhantes e etc. Ali ficou, entrando atrasado para os jogos e se incomodando sempre que havia um, até 2002, sob o comando da Administração que à época era de Juarez Aiquel - muito teve que ouvir de torcedores que não o conheciam desaforos do tipo: sou em quem te pago .... ele não ganhava um centavo para estar ali, fazia por paixão. No final deste ano, 2002, foi convidado por Homero Belini para ir para o Jurídico, advogado que era, e foi. Lá ficou até 2005 quando eu ingressei Vice e o convidei para ser o diretor geral do depto ficando lá até 2007 quando a meu modesto juízo já estava formado dirigente e fez história no clube praticando memoráveis defesas, incontáveis absolvições de atletas e do próprio estádio interditado entre tantos feitos.
O que eu vejo hoje ? Alguns que não possuem a mínima idéia do que é dirigência e ou como se faz, postulando e pretendendo cargos de ponta, como se dirigir fosse resultado de abiogênese.
O Grêmio precisa retomar o caminho da Escola que fundou. E isto passa necessariamente por dar chances aos novos, sim, mas estes tem de saber por onde se começa: por baixo ! Ninguém nasce sabendo !
@cajosias
face
C JOSIAS MENNA OLIVEIRA
pelos teus calculos um time para estar à altura do titulo tem q ganhar todos os jogos, todos são pra ganhar... inverossímel. o empate não foi bom, nem ruim. não da pra perder pra portuguesa em casa, isso sim é resultado de se lamentar. os líderes nao conseguirão manter o nivel, o campeonato é muito longo, se o gremio mantiver o aproveitamento, briga forte.
ResponderExcluirps. fico imaginando blogueiros do fluminense e atletico, escrevemdo assim:
"O FLUMINENSE/ATLETICO-MG ontem deu, de novo, mostras que em que pese a boa campanha que realiza não está preparado para o título."
vamos chegar, o fluminense tem 3 classicos, o altetico começou a jogar com desfalques.
empate la é bom resultado. mas claro que vão dizer q tem q ganhar, q é decisivo.
abraço
Não amigo, estás enganado...na verdade não são cálculos e sim constatações. Ao longo dos anos e dos grandes campeonatos que conquistamos não perdíamos com frequencia ( eu disse frequência uma que outra exceção é tolerável ) para times frágeis, e de categoria inferior, como Náutico, Portuguesa, e enfrentávamos os grandes empatando com uns e ganhando outras ... os 2 jogos que cito Corinthians e Fla eram jogos para matar, para ganhar.... Eis a questão. Nossa distância para o 1o é grande é considerável e para o segundo também... Se podemos chegar ? Sim, talvez, o futebol é uma caixinha de surpresas como diria o Dino Sani, depois de uma final no brasileiro entre Coxa e Bangu tudo é possível, mas o que eu quis dizer e disse é que o time decepcionou contra o Corinthians e contra o Fla. A não ser que tenhas achado um bom resultado perder prá um e empatar para o outro. Abs e sorte para nós
ExcluirJosias, concordo em número, gênero e grau contigo no que tange a não estar preparado para ser campeão.
ResponderExcluirPior, ontem o Luxa abdicou do título, ao deixar (isso mesmo, ele deixou) o Flamengo - um amontoado fantasiado de time, com todo o respeito - jogar. Era só marcar forte, lá na saída de bola deles que a coruja estaria pelada. A própria torcida, que já vaiava o time no 1º tempo, se encarregaria de acabar com qualquer chance do FLA, com a falta de paciência.
Mas não, o nosso professor resolveu dar um mole para os "urubus". Moral da história: por detalhe não perdemos o jogo, se é que o empate não teve gosto de derrota. Para mim, teve!
Ah, e só para não deixar passar em branco: o Kleber tem lugar cativo em campo? Ontem não produziu absolutamente nada e o sacrificado foi o Moreno.......durma-se com um barulho destes.