Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

terça-feira, 3 de abril de 2012

[LUTO] Airton, “o pavilhão”

                              Na tarde desta terça feira a torcida Gremista esta luto faleceu Airton Ferreira da Silva, mais conhecido como Pavilhão. Abaixo um pouco da historia dos maiores zagueiros que o Grêmio teve.

                               Airton Ferreira da Silva, foi contratado pelo Grêmio no ano da inauguração do Estádio Olímpico, em 1954, e jogou no Clube até 1967.
                                A contratação de Airton teve um fato pitoresco, que foi a forma de pagamento.
                                O   Grêmio deu ao Força e Luz,  clube de Porto Alegre, e detentor do passe de Airton, a quantia de 50 mil cruzeiros e mais o pavilhão do seu antigo estádio da Baixada, em troca do passe de um atleta com 19 anos.  Acredito que esse foi o melhor negócio da história do clube.
                                O interessante é que Airton iniciou  no Grêmio como centromédio e foi mal.  Passou à lateral direita e foi pior. Então foi mandado aos aspirantes.
                                Com a chegada de Osvaldo Rolla (Foguinho), Airton passou a jogar como zagueiro central.  Foi a luz de Foguinho.  Ali, nascia o maior zagueiro da história do futebol brasileiro. Ali o Grêmio voltava a ser grande e conquistar títulos e ganhar grenais.  No período em esteve no tricolor, houve 52 clássicos.  Dos dez em que ele não jogou, o Grêmio perdeu sete e empatou três.  Com Airton, o Grêmio ganhou 22 clássicos, empatou 11 e perdeu apenas 9. Portanto, o Grêmio só ganhava do rival, quando “ o pavilhão” estava em campo.
                                Florindo, um dos maiores zagueiros da história do SCI, ao ser perguntado sobre quem era melhor, Airton ou Figueroa, respondeu:  “Sem sombra de dúvida, Airton Ferreira da Silva. Só vi dois zagueiros mesmo: Airton Ferreira da Silva e Domingos da Guia”(AIRTON PAVILHÃO – o zagueiro das multidões. Celso Sant’Anna, Ed. Idéias a Granel, 2004, p. 37).
                                Renato foi o jogador mais importante nas maiores conquistas do tricolor. Airton era um Renato que jogava com mais elegância.
                                                 

Artur Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário