Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Entrosamento, Falta de Ritmo - São Fatores Importantes no Futebol ou Apenas Desculpas de quem Perde

Falta de Ritmo, eis um assunto muito discutido em todo início de temporada, discutido por treinadores, preparadores físicos, comissões técnicas em geral, cartolas e torcedores, esses últimos seja trocando flautas com seu adversário (quando perde para uma equipe com preparação inferior), ou para se defender de derrotas do seu time... se defender de derrotas do seu time, esse é o maior objetivo para o qual é usado essa frase tão ouvida no futebol, principalmente no Brasil em início de temporada. 

A Falta de Ritmo, afinal, é de fato, um fator importante no Futebol Moderno, ou não?
Bom, há quem argumente que é importante, porém equivoca-se ao dizer que o jogador adquire ritmo de jogo em uma Pré-Temporada do futebol brasileiro, isso é simplesmente impossível; Há outros que vão além, que chegam ao absurdo de dizer que não, não é importante, "porque futebol se joga com raça, tem que dar o sangue dentro de campo", e concordo, futebol tem que jogar com raça mesmo, porém para jogar com raça, dar o sangue dentro de campo precisa antes de tudo ter Ritmo de jogo. 
Só para se ter uma ideia de como mudou o futebol, do quão importante é ter o ritmo de jogo no futebol moderno vou citar aqui o ensinamento do Professor Elio Carravetta, renomado profissional do futebol, com amplos conhecimentos técnicos, físicos, amplo conhecimento no futebol em geral, que já atuou no Grêmio FBPA em 1996, como coordenador do Programa de fomento ao desenvolvimento técnico das categorias de base, e desde 1997 atua no Departamento de Futebol do nosso co-irmão tirado do seu livro "Modernização da Gestão no Futebol Brasileiro - Perspectivas para a qualificação do rendimento competitivo", 2006 que diz o seguinte:

Pág. 118-119 "O terreno de jogo determina o espaço para a interação motora dos futebolistas. Enquanto nos anos 60 os futebolistas percorriam a distância média de 4 km por partida de futebol, deslocando-se em média 55 m/min. jogado, a uma velocidade de 3,3 km/h, atualmente os futebolistas percorrem a distância média de 14 km, deslocando-se em média 180 m/min. de jogo, a uma velocidade de 11 km/h.
O aumento da velocidade do jogo implicou a redução dos espaços, tanto para ações individuais como coletivas. Para o futebolista manter um nível ótimo de velocidade no decorrer do jogo, necessita de um índice superior de mobilização energética de resistência espacial. Portanto, é um engano pensar que o futebolista não necessita treinar o componente de resistência espacial, uma vez que não é possível manter um elevado nível de velocidade por 60 min. de jogo sem uma base sólida de resistência espacial" (ritmo de jogo)*.
*Grifo meu


Portanto, verifica-se nessa breve passagem de Elio Carravetta o quanto o futebol mudou, e o quanto o futebol moderno exige de preparação de um jogador, consequentemente o quão IMPORTANTE é ter no mínimo de 30 a 45 dias de preparação para atingir o nível físico ideal para um time começar "voando" uma temporada.

Por isso é que eu digo, não só eu como profissionais do futebol, que aqui no Brasil o primeiro, nem o segundo, o terceiro, nem mesmo o quarto jogo pode servir de parâmetro para julgar um time, como é da cultura do torcedor brasileiro, e em específico da cultura do torcedor gremista, dependendo do ritmo e da carga dos treinos  o quinto jogo possa servir.
Depois de tanto abordar o assunto, concluo que o Ritmo de Jogo é SIM um fator importante para que um time consiga dar o melhor de si.

Entrosamento, esse é outro aspecto muito importante a ser considerado, não só no futebol, como em qualquer outro esporte coletivo, mas o nosso foco aqui é FUTEBOL, mais especificamente Grêmio Footbal Porto Alegrense. 
Pois bem, infelizmente esse é um aspecto que nós gremistas precisamos conviver quase que todos os anos devido a divisão política do Clube (mas esse é outro assunto, não vamos entrar no mérito). Alguns boleiros de final de semana vivem dizendo que é preciso sim ter entrosamento em um time, mas a questão aqui não é se precisa ou não, até porque isso ninguém discute, pelo menos até hoje. A questão é, qual o tempo que leva para que um grupo se entrose?  Há quem diga que é fácil se entrosar, acha que futebol profissional é como uma pelada de final de semana, que é diversão, que em um, no máximo dois treinos o grupo se entrosa.

É, mas o futebol é muito mais complexo do que parece, ainda mais quando se trata de um grupo como o do Grêmio, de 2011 para 2012 muitas peças novas entraram no grupo, inclusive treinador. Agora imaginem, se quando um ou dois novos jogadores chegam em um time para ser titular já tem que dar umas três semanas de treinos e jogos para se entrosar com o resto do grupo, conhecer bem os novos companheiros, assim como esses conhecer aqueles, conhecer o modo de pensar, posicionamento estilo de jogar, tudo isso leva muito tempo, pois futebol profissional é coisa séria, ainda mais quando se trata te clubes como o nosso Grêmio, que conta com uma torcida muito exigente;
Então imaginem quando o Clube tem quase todo o Grupo reformulado, com 8 para 10 contratações e mais um novo treinador... além dos novos jogadores terem que se adaptar/entrosar com o novo clube/grupo respectivamente, os jogadores que no grupo já estão terão que se adaptar ao novo estilo de jogo do novo treinador e se entrosar com os novos companheiros, parece fácil, prático e rápido para você? Tire suas conclusões! Para mim está claro que é muito complexo.

Infelizmente sei que não é esse texto que vai mudar a cabeça, a cultura do torcedor brasileiro, gremista mais especificamente. Só peço aos torcedores gremistas que tenham um pouco de paciência, sei que os 10 anos sem títulos de expressão deixa tudo mais difícil, mas assim como queremos que os jogadores se esforcem em campo para vencer, nós temos que nos esforçar para vencer nossa dificuldade de dar um tempo para treinarem (jogadores) todos esses aspectos, e termos paciência com o grupo para que evoluam em todos aspectos, físico, técnico, tático e entrosamento, todos aspectos essenciais para o sucesso de um Grupo!
Torcedor, NÃO VAIE, jogue com o time SEMPRE!

Saudações Azul, preto e branco aos TRICOLORES!

Gostou então compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário