Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Entrevista de Chico Garcia Sobre Arbitragem!

Antes de começar entrevista queria muito lhe agradecer pela paciência,confiança e a entrevista, esta entrevista consta no seguinte assunto ARBITRAGEM,isto não significa que o Chico Garcia torça por algum time,quero que isto fique bem claro, é só para esclarecer algumas curiosidades sobre ARBITRAGEM para quem acompanha o @BlogDosImortais então olhem e curtam esta entrevista.

1 - Não precisa revelar o time mas quando criança tinha um time?
Lógico, acho que isso é normal, todos nós que trabalhamos e gostamos do futebol, temos uma afeição por algum clube, geralmente influenciado pelo pai, avô, tio ou irmã mais velho. Mas confesso que eu nunca cheguei a ser um torcedor fanático. Gostava, mas acompanhava o futebol como um todo. Claro já vibrei como qualquer torcedor normal, mas para se ter idéia, o meu primeiro Gre-Nal no estádio eu vi, aos 19 anos, trabalhando em rádio, à beira do campo. Nunca fui ao estádio ver um clássico como torcedor. Coisas da vida. Por isso, digo que hoje eu não torço e as pessoas nãoa creditam. É um trabalho, aprendi a acompanhar os 2 times sem paixão,apenas como busca de informação.
2 - Quando decidiu aprender sobre arbitragem?
Foi uma oportunidade profissional. Em 2007, eu estava no jornalismo geral da rádio gaúcha e o atual comentarista, Henrique Marques, estava para sair da empresa. A FGF abriu um curso para árbitros e a rádio perguntou se eu queria fazer para comentar os jogos. Fui, fiz o curso, me formei e comecei a comentar. Me transferi para o esporte onde fiquei até 2010.

3 - Um dia pretendes entrar para o STJD?
Não, meu objetivo com a arbitragem foi apenas jornalístico. Aprendi as regras para comentar futebol como jornalista. Não tenho intenção de entrar no STJD ou de apitar, entrar na CBF. Nada disso me interessa, só o jornalismo.
4 - Qual é o pior lance que você já viu na arbitragem?
Olha já vi alguns bizarros, tipo a bola entrar por fora, furando a rede, e o árbitro dar o gol. Há pouco no futebol feminino, uma jogadora saiu caminhando com a bola nas mãos e em jogo. A juíza não deu pênalti. Mas acho que o lance mais grave, até pela importância foi na Copa 2010, em Inglaterra X Alemanha, quando Lampard chuta, a bola bate no travessão e atrás do goleiro Neuer. O árbitro Jorge Larrionda não validou e a bola entrou muito.

5 - Porque você acha que arbitragem Brasileira não esta em grande nível?
Porque não há apoio, investimento. os árbitros são amadores e com exigência profissional. Ele comanda um jogador que ganha em torno de 100 mil reais no mínimo e recebe 2 mil para fazer aquele jogo. Corre o risco de ter a sua família ameaçada e tudo mais. O jogador tem toda a assistência do clube, massagista, fisioterapeuta, médico,preparador físico, psicólogo, hospedagem, transporte. No caso do árbitro, é tudo por conta dele. Como cobrar alto nível de um cara que ainda tem que ter outra atividade profissional. Não tem condições. Aí o cara entra em campo, pensando nas contas, na família, no trabalho dele no banco sei lá onde e vai apitar bem como? É preciso muita concentração.
6 - Se a Copa do Mundo fosse hoje os árbitros brasileiros estão preparado?
Nem um pouco, nem os brasileiros, nem os árbitros de outros países. Infelizmente não é só no Brasil que a arbitragem é ruim. É no mundo todo.

7 - Você acha que falta estrutura para arbitragem hoje?Na resposta 5 falei bem sobre isso. Falta demais. Ela responde o motivo de não termos uma boa arbitragem.

8 - Qual melhor arbitro que viste apitar? e porque?
São 2. O árbitro que melhor fazia a leitura do jogo foi Leonardo Gaciba, que infelizmente parou por problemas físicos. Um fenômeno. Era muito inteligente ao lidar com jogadores e interpretar a regra. O outro foi Carlos Simon, que apesar de muitas polêmicas, quando queria era o melhor do mundo. Seu problema foramaltos e baixos, mas é o melhor árbitro da história no Brasil. tem 3 Copas, dificilmente alguém vai atingir essa marca. Curiosamente os 2 gaúchos.

9 - O que esta errado na arbitragem Brasileira?
Falta de apoio, investimento. Nem temos rádios comunicadores entre árbitros e assistentes. isso é umabsurdo.A FGF tem e a CBF não. Isso é só um exemplo de como a arbitragem é tratada no Brasil.
10 - Na sua opinião hoje melhor juiz no Brasil qual é?
Hoje, o Sandro Meira Ricci/DF, que tem partidas muito regulares. Ele passa batido quase todos os jogos.

11 - Porque os árbitros não entram em um consenso e usam o mesmo critério para lances como pênaltis e falta?
Por que existe a interpretação e as leituras subjetivas. Esse é o problema. A regra permite isso e gera a falta de padronização, o grande problema da arbitragem.
12 - Pra encerrar se você tivesse que melhorar arbitragem ou a estrutura dela melhoraria o que?
Profissionalizaria a função. Estabelecendo um fixo mensal e taxas adicionais por escalas. Cotas de
premiação por desempenho e daria uma estrutura de academia, nutricionista, de preparação em geral. Aí sim, os árbitros poderiam ser cobrados como são.

Agradeço a entrevista e volto a dizer admiro seu trabalho, por ser igual falando das duas equipes!

Valeu, obrigado!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário