Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

terça-feira, 9 de setembro de 2014

A PUNIÇÃO E A OMISSÃO

Esta semana acompanhamos um dos piores momentos na história GRÊMIO nos mais de 109 anos da nossa trajetória, que foi um misto de dor, sofrimento e revolta que tomou conta de toda a Nação Tricolor. Fomos enquadrados PEDAGÓGICAMENTE  com a punição imposta pelo STJD em função dos lamentáveis episódios racistas ocorridos contra o goleiro Aranha no jogo contra o Santos, culminando com a nossa eliminação da Copa do Brasil. Goleiro este que não se importa de ser chamado de ARANHA, muito menos de bradar por justiça dentro do campo quando se sente ofendido, mas fica mudo diante da sua própria torcida quando esta também ofende a mãe do juiz, sendo conivente com outro ato inaceitável no convívio social entre pessoas civilizadas ! Não tenho notícia se os gritos de uns poucos de uma torcida iniciaram espontaneamente, ou se foram uma resposta a uma eventual  provocação do próprio goleiro, uma vez que ele tinha todo o interesse de tentar desestabilizar o nosso time naquele momento do jogo. Mas enfim vamos tentar colocar o episódio dentro de um contexto, na medida que a imprensa de uma maneira geral, e em especial o pessoal do eixo Rio-São Paulo já havia previamente definido  o julgamento, impondo a pena, e por fim executado a mesma com o foco exclusivo de um ato de racismo sem contextualizar a situação, e os advogados que aqui me leem sabem da importância das circunstância  de qualquer delito para julgar com mais propriedade qualquer suposto crime, caso contrário bastaria uma foto da torcedora mais exaltada para julgarmos. O ato foi inaceitável, SIM, se isso acontecer dentro de uma sala de aula onde os ânimos estão voltados para a aprendizagem; SIM, se estivermos na fila de um banco e chamarmos de macaco um negro que estiver atendendo num caixa do banco; SIM, se estivermos num ônibus e chamarmos de macaco um negro se segurando dentro do ônibus, e por ai vai, teríamos infinitas situações contextualizadas para caracterizar um ato racista. Mas dentro de um campo onde os ânimos estão alterados, onde o time estava perdendo, onde o clima era de sofrimento de uma torcida,  SIM também é, mas com uma diferença, ali a reação é puramente EMOCIONAL decorrente de uma PAIXÃO, diferente de uma discussão com nítido caráter pejorativo e ofensivo contra uma pessoa, até porque o goleiro Aranha ali não representava o cidadão fulano de tal (já que não sei o nome do Aranha), e sim um atleta de uma equipe adversária, e isso a imprensa não teve a devida responsabilidade de abordar, a única preocupação foi a de promover uma enorme  campanha contra o GRÊMIO, acusando de sermos um time RACISTA !!! Como um time racista, se a estrela que estampamos em nosso pavilhão é de um jogador negro ? Como racista se entre os nossos maiores craques, a maioria são composta de negros ? Como se o nosso QS acolhe NEGROS, brancos, pardos e toda e qualquer etnia ? Como nos acusam sem ao menos conhecerem a nossa história ?
Ficou claro neste episódio que além de termos um julgamento apenas político, jamais houve a preocupação com as questão relativas técnicas, como por exemplo, como dosar as próximas penas no futuro para episódios semelhantes ? Apenas para ilustramos, relembrando aquela banana que o Daniel Alves comeu depois de ter sido jogado por um torcedor dentro do campo, qual a pena que esse mesmo órgão julgador vai impor ?? Será que vão sentenciar o fim das suas atividades ? Não tenho a menor autoridade para falar tecnicamente sobre o peso que deve ser outorgado para a pena de cada crime, mas penso que o bom censo deve estar sempre presente na cabeça de um julgador neste momento, até porque ele deve medir as consequências dessa atitude, o julgamento do GRÊMIO certamente deverá futuramente balizar as próximas penas em situações semelhantes, e ai eu vejo um perigoso precedente, será que não vamos aos poucos "matando" o coração do espetáculo do futebol que é justamente o grito das torcidas ?  Novamente vemos um clássico caso de casuísmo, em face de toda a pressão da mídia,  é mais fácil penalizar um clube que tem nome, endereço e Presidente, do que ir atrás de meia dúzia de baderneiros que se aproveitam do anonimato para covardemente ofenderem moralmente os seus desafetos ou exporem a sua índole de mal caráter ! Devemos punir com o devido rigor (nem mais, nem menos), mas devemos ir atrás também desse bando de covardes que usam a nossa casa para se comportarem como verdadeiros animais.
Devemos punir, mas não podemos nos OMITIR, e isso é, ao meu ver,  a origem de todo essa celeuma que ronda em cima da nossa torcida, onde um movimento que deveria ser um instrumento de alegria em nossos jogos, se transformou numa massa de manobra de interesse escusos da política dentro  do clube, ou será que já foi esquecido as brigas que ocorreram na inauguração da ARENA ? Pois naquele momento a direção já devia ter agido , e não agiu, se OMITIU ! Depois ocorreram outros problemas com essas mesmas torcidas, e sempre tiveram a conivência das direções anteriores e da atual. Nesse mesmo blog, o Dr. Carlos Josias, eminente advogado, ex-conselheiro e ex-dirigente do clube, trouxe a luz uma importante lembrança que eu não sabia, que o inicio as torcidas organizadas tinham um departamento (Eurico Lara) do Grêmio dedicado a cadastrar, identificar, e principalmente acompanhar esse torcedores, e que a relação era de forma amadora, de um lado o clube que ajudava com faixas, bandeiras, papel picado, e de outro lado contava com o entusiasmo grupo de torcedores apaixonados pelo time. Atualmente essa relação se tornou um "negócio", onde de um lado dirigentes que estão mais para POLÍTICOS OPORTUNISTA de plantão do que para Gremistas, usando esses pessoal, e de outro torcedores profissionais que fazem disso um meio de ganharem a vida, sendo que uns inclusive já chegaram ao nosso CD ! Minha opinião com relação as torcidas organizadas é clara, ou o CD do clube cria uma cláusula em nosso estatuto social proibindo o financiamento FINANCEIRO de qualquer torcida, deixando explicito as regras para o clube endossar uma torcida organizada (cadastramento com assinatura de termo de convivência) e relacionando o apoio material que a direção tem autoridade de fornecer (bandeiras, faixas, cartazes, papel picado, etc), ou a direção continuará sendo OMISSA e refém de poucos interesseiros que podem ser qualquer outra coisa, menos Gremista !
Chegou a hora de valorizarmos o verdadeiro torcedor, aqueles que fazem o espetáculo dentro e fora do campo participando das torcidas de forma alegre, empolgante, e principalmente com a alma de um GREMISTA, para que a gente não acabe com os estádios vazios e sem alma !!!

Fábio Irigoite

Administrador, Sócio Gremista desde 1993, Comentarista Programa 2 Toques

Nenhum comentário:

Postar um comentário