Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

domingo, 25 de maio de 2014


COLUNA DO CARLOS JOSIAS : Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio Blog dos imortais.


FALTA DE ÉTICA E RESPEITO NO JORNALISMO ESPORTIVO. 
QUANDO A CATEGORIA TERÁ UM CONSELHO  E POR QUE NÃO TEM ?





Venho batendo há tempos nesta tecla. Infelizmente alguns profissionais do ramo ao invés de encarar isto com a seriedade que merece, e que seria benéfica aos que exercitam com dignidade a profissão, acabam, por corporativismo inútil, criticando e ou fazendo de conta que o assunto não é com eles: e isto que passa e tem passado por alguns integrantes da comunidade jornalística que são exemplares, leva a acabarem engolidos pela solidariedade burra. Nos corredores - isto é depoimento - conheço muitos que se odeiam, que dizem horrores um dos outros.

Mas à frente da ´latinha` ou são omissos ou se derretem em convenientes elogios em situações pontuais.

Não sou politicamente correto, e me orgulho disto. Tenho este hábito de escrever por lazer, não por labor. Entretenimento, na maioria das vezes, mas empresto seriedade e franqueza ao que penso e digo. Não estou preocupado em agradar ninguém e faço sim o papel de critico da critica porque vejo dia a dia que há um número alucinante de profissionais do ramo que pouca ou nenhuma noção possuem de respeito e ética. 
Isto passa desde chamar jogador de perna de pau, insinuar que dirigente rouba sem provas por induções duvidosas e delírios,muitas das vezes,de justiceiro sem causa, e ou atribuir a pecha de burros a treinadores como se fossem torcedores. Torcedor, comum, no boteco ou na rede social pode, profissional não. Básico.

Venho sustentando há muito tempo que acho pavoroso a permissão para o exercício da profissão de jornalismo para quem não colou grau, e compreendia até há pouco quem se inconformava com isto. Hoje não compreendo mais. Passei a achar que a conformidade dos profissionais do setor se dá pela certa liberdade que possuem em não se incomodarem por dizerem livremente tudo quanto é barbaridade e de forma muitas vezes irresponsáveis.

Por que a profissão não tem um CONSELHO, como tem os advogados (OAB) os engenheiros (CREA) os médicos (CRM) os arquitetos e tantos outros ?

Por falta de força política é que não é, todos os gabinetes do legislativo possuem assessoria de imprensa e são incontáveis os parlamentares jornalistas.

Um CONSELHO impõe comissão de ética de verdade, e isto pode causar cassação .... Para quem não sabe a OAB cassa dezenas de advogados anualmente, às vezes mais de uma centena. Ah, poucos sabem, ou se interessam, mas é fácil saber quem foi cassado.

A falta de ética imporia isto, o desrespeito também. Passo a desconfiar que a falta de interesse em criar um CONSELHO aos JORNALISTAS e que lute bravamente pela moralização da profissão entre tantas coisas uma verdadeira COMISSÃO DE ÉTICA passe por algumas coisas como estas.
O Professor Ruy, um exemplo, a meu juízo, de profissional, pregava muito isto. Claro, poucos gostavam dele .... Perceberam ?
Vejam o que se passou no caso das reproduções que trago agui. Um jornalista chama um outro colega de tudo, graciosamente ou quase, ou no mínimo desproporcionalmente. Lhes digo, fosse isto entre profissionais com CONSELHO o desfecho não ficaria o dito pelo não dito. Mas ao que tudo indica a mídia em geral acha que tá tudo bem, então segue o desrespeito, inclusive com a profissão
quer porque o diploma é dispensável
quer porque
a remuneração beira ao ridículo na maioria esmagadora dos casos.
São o que podem ser. Somos o que podemos ser.
Abs

Carlos Josias Menna de Oliveira
email = cajosias@cjosiaseferrer.com.br site = www.cjosiaseferrer.com.br face = https://www.facebook.com/cjosias.oliveira



3 comentários:

  1. Quando o Ruy ainda estava no Sala, teve vários embates...dentre os que me lembro que tinham chiliques era o vianey, zé alberto, kenny...td em defesa da companheirada...

    ResponderExcluir
  2. Meu querido, a profissão não é nem regulamentada e tu me vem falar de criar conselho para a profissão... Pelo amor de Deus né.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fosse o anônimo acima um ser humano, com foto identidade e qualificação, eu responderia, não sendo, sendo um anônimo assumido, penso que faz parte daqueles que gostam de como tudo está ... abs

      Excluir