Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Alcindo e a ajuda de custo

Tomei conhecimento recentemente que um dos maiores ídolos de minha infância, o extraordinário centro-avante  Alcindo Martha de Freitas,  foi dispensado dos juvenis do SCI pelo senhor Luís Fagundes de Mello,  à época presidente do clube dos Eucaliptos.
Alcindo havia começado a sua brilhante carreira nos infantis do Aimoré de São Leopoldo, passando mais tarde para os juvenis do Lansul de Esteio( assisti o tricolor ser campeão gaúcho de juvenis no estádio deste clube em 1970, sendo treinado pelo prof. Ribeiro), e posteriormente indo para os juvenis do SCI à convite do treinador Abílio dos Reis.
Em um Gre-Nal de juvenis , no estádio Olímpico o  SCI nos ganhou por cinco a um.  Alcindo marcou quatro gols. Alguns tempos depois o garoto  pediu aos dirigentes do SCI uma “ ajuda de custo”, ou seja, um ressarcimento , em face das despesas de locomoção de Sapucaia do Sul até o Estádio dos Eucaliptos. O presidente do clube, Luís Fagundes de Mello , não gostou e aconselhou Alcindo a seguir a sua vida.
Essa foi uma grande decisão. Nossos dirigentes que já conheciam o futebol do “ Algoz do Olímpico”, não tiveram nenhuma dúvida e ofereceram o dobro do que ele ganhava no adversário. Esse era o começo de uma história muito bonita.
Alcindo ficou nas categorias de base até 1962. Em 1963 foi emprestado ao São Paulo de Rio Grande, e no ano seguinte retornou ao Grêmio para se tornar o centro-avante mais precioso da Era Moderna.

Alcindo ganhou os campeonatos  gaúchos de 64,65,66,67 e 68.  Em 1972 foi para o Santos Futebol Clube jogar ao lado de Pelé.  Mais tarde jogou no Jalisco e no América  do México. Em 1977 retornou ao tricolor para vencer um dos maiores títulos da história do clube , que foi o campeonato gaúcho,  e quebrar uma longa série  de conquistas do adversário.
Em 1966 vestiu a camisa  canarinho na Copa do Mundo.
Fez  636 gols pelo tricolor, sendo que 13  em Gre- Nais.
Alcindo fez a minha infância nos anos 60 em Bom Jesus ser mais feliz. Não interessava o frio de dez graus na segunda-feira. Eu ia às aulas na maior felicidade, pois Alcindo havia esquentado o final de semana com gols maravilhosos.
Alcindo Martha de Freitas, minha alegria na infância e alegria dos amigos Carlos Josias,  César Bimbi, Evandro Krebs, Leonardo Dourado,  Pedro Ruas,  Rosa Foresti, Saul Berdchevski  e de milhões de gremistas.
Artur Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário