Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

quarta-feira, 23 de maio de 2012

[LEMBRA DESSA] GREMIO X BAHIA

Em 1989, na primeira edição da Copa do Brasil, Grêmio e Bahia, adversários 23 anos depois, faziam as quartas de final da competição.  dois protagonistas do confronto: João Marcelo, ex-zagueiro do Bahia, e Mazaropi, ex-goleiro do Grêmio relembram o duelo de 1989. O contexto, inclusive, se assemelha. Ao menos no lado baiano. Falcão tirou o Tricolor de Salvador da fila depois de 10 anos sem vencer o Estadual. A festa se estenderá nesta quinta, já que mais de 9 mil ingressos já tinham sido vendidos na quarta. João Marcelo lembra o título brasileiro, na temporada anterior. - A gente vinha de uma conquista de Campeonato Brasileiro e tinha um elenco que entre 1986 e 1990 elevou o Bahia ao cenário nacional. Era muito difícil ganhar do Bahia na Fonte Nova - contou. - O Bahia vem de uma conquista sem ganhar o título depois de muito tempo. O Grêmio vem no caminho atrás de um título. Serão dificuldades normais a serem superadas. Apesar de que o Grêmio está bem fora de casa nesta edição, foi bem contra o Fortaleza - disse Mazaropi. A ordem das partidas é a mesma: o Grêmio vai para o Nordeste primeiro. Em 1989, a partida terminou 2 a 0 para os gremistas. O jogo da volta dentro do Olímpico terminou 1 a 0 para o dono da casa. Cuca, Kita e Edinho marcaram na oportunidade, sendo os dois primeiros na Bahia e o último em Porto Alegre.

BATE BOLA: JOÃO MARCELO, ex-zagueiro de Bahia e Grêmio

Como vinha o Bahia em 1989?

A gente vinha de uma conquista de Campeonato Brasileiro e tinha um elenco que entre 1986 e 1990 elevou o Bahia ao cenário nacional. Era muito difícil ganhar do Bahia na Fonte Nova. Esse ano de 1989 foi um ano no qual o Bahia estava disposto a participar de todas as competições, disputou quase que ao mesmo tempo o Baiano, a Copa do Brasil e a Libertadores.

E o adversário, como se encontrava?

O Grêmio tinha a pegada gaúcha, mas havia espaço para o futebol moderno. Alfinete, Cuca e Assis, tinham muita velocidade.

O que difere o Bahia da época do atual?

O Falcão montou um grupo forte, que não tem grandes craques. Os destaques são o Marcelo Lomba, e na linha, o Gabriel, jogador que ainda está longe de ser um craque. Na nossa época não, você via um Bobô, um Paulo Rodrigues jogando.

Qual sua expectativa para o jogo?

Prometem ser partidas bem disputadas. Estou em Porto Alegre, vim visitar minha família, e sei como vem treinando bem o Grêmio. Mas o Bahia também tem um bom time, e fará de tudo pela vaga.Você jogou nos dois.

Como fica o coração nessa hora?

Cresci e fui revelado no Bahia, onde ganhei vários títulos que disputei e também fui campeão brasileiro. Mas fui bem recebido quando cheguei no Grêmio em 1990, a pedido do treinador Evaristo de Macedo, e também tenho muito carinho pelo clube. Por isto fico com o coração 50 a 50%. Mas, sinceramente, gostaria que o Bahia ganhasse, porque vive uma ascensão depois de ter passado por todos aqueles problemas - o rebaixamento para a Série C e a recente a falta de títulos.

BATE BOLA: MAZAROPI, ex-goleiro do Grêmio

Como foram os jogos?

Não tenho grandes lembranças do jogo, em termos de lances especiais, diferentes. Foram as dificuldades usuais apenas, apesar de termos ganhado de 2 a 0 lá, foi um jogo muito difícil.

Essas dificuldades vinham por quê? Como era o Bahia?

Eles tinham uma equipe forte, eram um time muito técnico. Nunca olhei setor separados, eles tinham um conjunto muito forte. Nesse tipo de jogo, decisivo, tem a superação também que acontece normalmente.

O que tinha de melhor aquele Grêmio?

A nossa equipe era um conjunto bom. Estávamos em um grande momento, haja vista que fomos campeões da Copa do Brasil invictos. E se não me engano, com a defesa menos vazada e o melhor ataque. Tínhamos uma boa equipe, estávamos numa ascensão. Contrataram o Edinho, Jandir, para o Gauchão. Tinha o Assis, que era um jovem, fazia a diferença na época.
Vocês não levaram gols no confronto em 89.

Dá para esperar isso do Grêmio?

São épocas diferentes. O Bahia vem de uma conquista sem ganhar o título depois de muito tempo. O Grêmio vem no caminho atrás de um título. Serão dificuldades normais a serem superadas. Apesar de Grêmio jogar fora de casa bem nesta edição, foi bem contra o Fortaleza.

E a bola parada do Bahia, como evitar?

Nesse lance, o principal é ter atenção. Tem que ter o tempo de bola. Atualmente, todo mundo fala de bola parada, todo mundo treina, mas é como mais sai gol. É o problema do momento.

O que é bom resultado para o Bahia?

Tem que vencer. Jogar no Olímpico é muito difícil, vocês sabem. Então o Bahia precisa fazer o resultado dentro de casa.

E para o Grêmio?

Quando se joga fora, pela questão dos gols qualificados, o importante é marcar gols. Claro que o ideal é fazer uma vitória, porque aí já soma os gols. Mas se vier com um empate com gols também é bom resultado.

Escalaçoes:

Grêmio: Mazaropi, Luiz Eduardo, Edinho e Fabio Lima; Cuca, Jandir, Assis e Andre; Kita e Paulo Egidio. Técnico: Claudio Duarte

Bahia: Ronaldo, Mailson, Claudir, João Marcelo e Edinho; Paulo Rodrigues,  Duda, Gil Sergipano e Zé Carlos;  Marquinhos e Charles. Técnico: Gilson Porto




@leonardoImortal

Nenhum comentário:

Postar um comentário