Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Carlos Froner e o campeonato gaúcho de 1962

Carlos Benevenuto Froner  foi um dos maiores  treinadores  da história do Grêmio.  Foi campeão gaúcho em 1964, 1965 e 1967. Foi também vice-campeão da Taça Libertadores da América em 1984. O capitão do Exército Brasileiro Carlos Froner  treinou, ainda, dezenas de clubes brasileiros,  entre eles o Clube de Regatas Flamengo (primeiro gaúcho a treinar um clube do Rio de Janeiro).
Froner,   que  também  venceu a  Taça Bernardo O’Higgins  comandando a seleção  gaúcha, em 1966, e representando o escrete canarinho, era a inspiração de Luiz Felipe Scolari como treinador.
Apesar dos títulos  que conquistou  diretamente como  treinador pelo tricolor gaúcho,  o capitão Froner teve papel fundamental em um importante título pelo Grêmio:  O supercampeonato de 1962.  O nosso clube estava a 5 pontos do SCI e faltavam apenas 3 rodadas (cada vitória valia apenas 2 pontos), portanto, a situação era dramática. No grenal ganhamos por dois a zero. Na penúltima rodada eles jogaram com o Aimoré de São Leopoldo no Estádio dos Eucaliptos (antigo estádio dos vermelhos).  Froner havia sido dispensado pelo SCI e assumiu o Aimoré. O resultado foi 3 x 1 para a equipe de São Leopoldo. Neste dia empatamos com o São José em zero a zero.  Na última rodada eles perderam para o Pelotas e nós goleamos o EC Juventude em Caxias do Sul por 4 x 1. Houve empate no 1o lugar.
O desempate ocorreu em um grenal.  O resultado foi 4 x 2 para o Grêmio de Henrique – Renato - Airton Pavilhão – Altemir e Ortunho – Elton e Milton Kuelle – Marino – Ivo Diego – Joãozinho e Vieira.
Carlos Froner , que quando  perguntado pela imprensa sobre a escalação do time respondia: “Vamos ver”,  foi um treinador que marcou a minha infância e a de muitos gremistas nascidos em meados dos anos 50 (Carlos Josias, Pedro Ruas, Gerbase, Marco Fumegalli e outros tantos).
Artur Ferreira

Um comentário:

  1. Meu avô querido que me incentivou na carreira e esta torcendo por mim la de cima!
    Meu grande idolo!

    EVERTON FRONER

    ResponderExcluir