Com Gabriel e Carlos Alberto, ponto forte sai da esquerda e vai para direita
Lateral explica a movimentação ofensiva do Grêmio pelo seu setor
(Foto: Eduardo Cecconi/Globoesporte.com)
No 4-4-2 em losango do Grêmio, elaborado pelo técnico Renato Gaúcho ainda na temporada passada, o lado esquerdo era o principal protagonista das ações ofensivas. Isso porque o lateral Lúcio foi improvisado no meio-campo, fazendo em 2010 parceria com Fábio Santos, e neste ano com Gilson. Faltava, entretanto, companhia para Gabriel no lado direito.
Na vitória sobre o Oriente Petrolero-BOL por 3 a 0, quinta-feira à noite, a solução apareceu. Ao invés do volante Adilson, o meia Carlos Alberto atuou ao lado de Lúcio na segunda linha do losango. E o ex-vascaíno aproximou-se do lateral-direito para as combinações, reproduzindo os movimentos que já aconteciam na esquerda.
- Com o Carlos Alberto ajuda bastante para fazer as jogadas de linha de fundo. Ele é um jogador inteligente, fica fácil de criar as situações de gol - afirmou Gabriel.
O lateral até mesmo se comprometeu a permanecer mais preso à defesa caso Carlos Alberto receba mais liberdade. Mas lembrou que, contra os bolivianos, ambos se acertaram também defensivamente:
- Ele traz a criatividade do meio para a frente. Do meio para trás o Adilson fazia essa função, dava mais liberdade para eu atacar. Mas a gente conversando, eu e o Carlos Alberto, a gente se acertou para um passar e outro ficar um pouco mais. E eu nesse esquema preciso ficar mais para dar liberdade ao Carlos Alberto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário