Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

quinta-feira, 31 de julho de 2014



COLUNA DO CARLOS JOSIAS : Diretor Jurídico do Grêmio 93/98, Conselheiro 94/2010 e Vice-Presidente 2005/07. Josias @cajosias é colunista do Grêmio Blog dos imortais


A VIDA ARRANCOU PEDAÇOS DE FACHIN. NÃO O SEU GREMISMO. JAMAIS NOS MATARÃO




Oly Érico da Costa Fachin gaúcho de   São Sepé nascido no dia 2 de setembro de 1929 ao longo da sua existência já passou por diversos cargos, como secretário de município e uma vasta carreira, mas não tenho dúvida alguma que seu maior orgulho foi ter sido Presidente Executivo do Grêmio e Presidente do CD numa outra época do clube, quando o poder estava nas mãos dos caciques e ele era um e dos mais influentes. Num momento de transição política, tive com ele divergências profundas, todas, entretanto, encaradas pelo Presidente com a maior elegância. Ele é um político hábil e articulado, amável e sobre tudo um bom ouvinte. O tempo passou e ele perdeu este poder no tricolor, membro vitalício do CD, integrante do hoje já sem influência Conselho Consultivo, Fachin nunca abandonou seu Gremismo em que pese a idade avançada e a enfermidade que ainda não lhe derrubou, contra a qual luta bravamente. Ia e vai a todos os jogos em quaisquer situação.
A breve história que vou transcrever me foi contada por Juliano Ferrer e  na ocasião escrevi sobre ela porque era impossível não registrar.
Era maio de 2007, 23. O Grêmio jogava pelas quartas de finais em Montevidéo contra o Defensor, para quem perderia por 2x 0 ( aqui devolveu o placar no jogo de volta e passou nos pênaltis para a semi final ). Conta  Juliano que foi o maior frio que passou na vida, algo em torno de 5 graus e um vento lancinante. O Estádio era o centenário, totalmente aberto. Juliano afirma que literalmente “encarangou”. Laje de pedra. Em meio ao jogo olhou em volta e mais atrás visualizou um homem gordinho, entrouxado e com um boné de lã daqueles que possui porta orelhas e pensou, conheço este senhor que anonimamente esquece e esquenta o frio para ver o jogo. Admirável, que Gremista, deve morar aqui ....
Aquele homem era Oly Fachin. Não foi com a delegação, foi por conta própria. Foi ao Uruguai, comprou seu ingresso, sem regalias sentou na arquibancada e saiu. Sem alardes.
Quando me deparei com a foto que ilustra esta coluna me veio um jorro de água nos olhos. A vida lhe arrancou pedaços, mas seu coração continua intocável. Miremos nele. Jamais nos matarão.
Carlos Josias Menna de Oliveira
email = cajosias@cjosiaseferrer.com.br site = www.cjosiaseferrer.com.br face = https://www.facebook.com/cjosias.oliveira

8 comentários:

  1. Que foto, que foto... Quantas palavras estão nesta foto... Espetacular!!!!

    ResponderExcluir
  2. Josias,
    Belo texto.
    Artur Ferreira

    ResponderExcluir
  3. Lindo texto para um homem diferenciado. Parabéns! fiquei emocionado. Que DEUS de força para esse gremista.

    ResponderExcluir
  4. Difícil segurar as lágrimas... Jamais nos matarāo!!!

    ResponderExcluir
  5. Que ele possa seguir torcendo por nosso amado GRÊMIO onde estiver...
    Texto muito emocionante e digno.
    PARABÉNS Dr Josias!!!

    ResponderExcluir