Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

quarta-feira, 21 de março de 2012

Luiz Carvalho, o único “ El Maestro”

             Quando eu era guri em Bom Jesus ouvia meu pai falar sobre um jogador extraordinário chamado Luiz Carvalho e que fora  seu amigo.  Quando cheguei  em Porto Alegre,  em 1971, liguei para a residência de Luiz Carvalho e fui atendido  gentilmente por sua esposa  Dona Talitha.  A partir deste momento,  passei a ter contato com a esposa do nosso grande atleta,  e conheci muitas estórias sobre aquele que foi o maior centro-avante  do Grêmio e do Rio Grande do Sul nos anos 20 e 30.
               Nas conversas com a esposa do nosso craque e nas leituras em revistas sobre futebol, cheguei a conclusão que não havia nenhum exagero de meu pai,  Luiz Carvalho era realmente um jogador diferenciado à época em que havia muitos craques.
               Luiz Carvalho vestiu a tricolor no período de 1923 a 1940, com exceção dos anos de 29 e 33/36, em que jogou,  respectivamente no Botafogo e Vasco da Gama, no Rio de Janeiro.
              O nosso atacante jogou ao lado de craques como Luiz Luz,  Eurico Lara e Foguinho.
             Meu pai contava que Luiz Carvalho era conhecido como o “ Rei da virada”.  Recebia  a bola de costas e quando o goleiro se preparava à defesa a mesma já estava nas redes.
            Em 1940 o Independiente , que era bicampeão argentino, fez uma excursão ao Brasil.
           Jogou no Rio de Janeiro e em São Paulo e venceu todas as partidas.  A última partida foi em Porto Alegre contra o Grêmio.  Os argentinos chegaram ao RS e  se consideravam os maestros.
          Logo no início da partida fizeram um a zero.  Ao final do primeiro tempo dessa difícil partida, torcedores e dirigentes do Grêmio foram até às arquibancadas e pediram a um atleta, que já abandonado a carreira,  que o mesmo entrasse no ataque tricolor. Ele atendeu aos pedidos e mudou completamente a partida:  Fez um gol e deu passe para outro gol.  Vencemos por dois a um. No dia seguinte o Correio do Povo publicou o seguinte título: “ Maestro em campo só havia Luiz Carvalho”.
           A partir deste momento, o nosso “ Rei da virada” passou a ser “ El Maestro”.
           Luiz Carvalho encerrou a sua carreira em um grenal em 1940, vencido pelo tricolor por quatro a dois.
          Nossa lenda, ainda, foi presidente do tricolor no biênio 74/75.
Artur Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário