Não bastasse o tenebroso ano que
tivemos dentro do campo, nossas administração fora de campo foi um desastre
atrás do outro. No início do ano, com a nova direção assumindo, a única certeza
que temos é que todos os gestores do clube serão modificados, imagine se isso
acontecesse em sua empresa, onde o corpo diretivo trocasse a cada dois ou quatro
anos. Por exemplo, onde foi parar todo o trabalho do Exército
Gremista?
Em janeiro, grande especulação
sobre a contratação do pilantra, membro da família Assis Moreira, e as famosas
caixas de som. Ora vejamos quem é o responsável pelo anúncio dos grandes
jogadores, quem organiza a grande festa? Se não for o marketing, acho que não
teria razão para o clube arcar com as despesas deste setor. O presidente disse
que ia tomar providências sobre o ocorrido, mas pelo que sei nada
mudou.
Ainda no primeiro semestre,
participei de uma palestra com PC Verardi, diretor de marketing do Grêmio (não
confundir com seu ilustre pai Antônio Carlos, o “Seu Verardi”) e pelo diretor de
marketing do tradicional adversário. A palestra foi realizada pelo grupo Sinos,
na Universidade Feevale. Os principais pontos comentados estão abaixo, mas antes
que comecem a ler tirem as crianças de perto.
ELITIZAÇÃO DO FUTEBOL - foi o
tema mais abordado. “A elitização do futebol é um caminho sem volta e que
infelizmente as camadas menos favorecidas da sociedade terão que ver na TV ou em
algum ‘bar de esquina’”, conforme falado pelo nosso diretor de marketing, o
conceito de torcedor já é passado, agora os clubes terão clientes, e estes
clientes do futuro são “aqueles que poderão pagar pelo espetáculo. Os torcedores
de estádio são aqueles que chegarão até de jatinho, verão o jogo e irão embora.”
A única coisa falada em relação aos que tem menos condições foi: “Terão alguns
planos que serão acessíveis onde eles poderão se utilizar de algo do clube, como
visitar o estádio, o museu, mas infelizmente o futebol mudou e poucos terão
acesso, pois estes poucos é que manterão o clube.”
O MARKETING, RENATO E ODONE – Na
época da palestra o Renato ainda era nosso técnico. Quando eu estava fazendo a
pergunta e disse da relação entre Renato e Odone, o PC Verardi me olhou com uma
cara que todos devem imaginar. Começou dizendo que não existia nenhum conflito
entre os dois (neste momento o burburinho no auditório foi total). Em sua
resposta disse que as maiorias das ações estão se utilizando da imagem do Renato
e que havia um plano B caso ele saísse. AGORA PASMEM! Ele disse que os garotos
propaganda do Grêmio eram o Renato e Odone em mesmo grau de importância.
Disse que a imagem do presidente é muito bem quista pelos gremistas em igual
parâmetro ao de Renato, por ele ter uma atitude forte e que isto também é usado
no vestiário. Ao longo do ano verificou-se o quanto o presidente é bem quisto e
o quanto a sua voz é importante no vestiário, os excelentes resultados nos
mostraram isso. Sabemos que tudo estava planejado. Todos sabem que nosso
presidente gosta de ser o centro das atenções, porém com a presença do maior
ídolo tricolor, tirando o clube do rebaixamento para a classificação da LA11,
como ele ia se comparar a isto? Tudo começou no ano passado com as ditas
“dificuldades” na renovação, porém o matreiro presidente (ou deputado, alguém
sabe a diferença?) sabia que se não renovasse teria problemas com o torcedor.
Após esse problema ele não ficaria parado, tanto é que sabemos o que aconteceu
com a história R10, afinal quem seria o marqueteiro da contratação? Mais um erro
do deputado, perdão, presidente que começou o ataque direto nas rádios, após
algumas más atuações da equipe. Tudo isso para atingir o seu objetivo, tirar
Renato e ele ser o centro das atenções.
GAUCHÃO E OS TORCEDORES DO
INTERIOR – Nosso diretor de marketing é um amante do Gauchão, disse isso na
palestra e complementou dizendo que adora ganhar o campeonato gaucho, pois que
ele está cada vez mais forte. Nitidamente deu para notar que ele falava com
orgulho do Gauchão enquanto o diretor deles e os próprios comentários do público
eram sarcásticos (conheça o currículo do nosso marketing que
entenderás...)
PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUTEBOL –
PC Verardi disse que a profissionalização da gestão do futebol não é a redenção
do futebol, por isso que no Grêmio existe um conselho de administração que é
responsável pelas questões estratégicas, passando de uma gestão para outra sem
perder informações. Ao contrário do nosso dirigente, o dirigente deles disse que
apóia a profissionalização que está em vigor desde 2003. Estamos vendo o que
acontece desde 2003 no futebol do RS, será que a diretoria não tem que rever
alguns conceitos? Será que o famoso conselho de administração funciona, se nem
mesmo uma agenda mínima de uma gestão para outra é mantida?
O final do ano está
se encerrando com chave de ouro para nosso marketing. O nosso site, que é muito
pobre por sinal, virou mural de recados do presidente Odone. Primeiro foi a
divulgação do nascimento da neta, após a o anúncio de Kléber “Odone apresenta
Kléber” (pensei que o Kléber fosse do Grêmio), após isso a apresentação num
canteiro de obras para um público restrito (eu não fui convidado, tu foi?).
Imagina a quantidade de pessoas que teriam se Kléber fosse apresentado no nosso
estádio. Imagina a quantidade de camisas que poderiam ter sido vendidas (pelo
que sei no espaço Arena não há uma loja). Após o último GREnada o anúncio do
novo técnico com mais uma frase bombástica do site do Odone, quer dizer do
Grêmio “Odone confirma a contratação de Caio Jr.”. Na apresentação do Léo Gago
deram a camisa 9 para ele. O futebol é decidido nos detalhes, então que
começamos a verificar tais detalhes na administração do clube.
Bom para não ficar
falando que o marketing errou o ano inteiro em três coisas ele acertou.
Primeiramente em colocar os desenhos de Douglas e Rockemback estampado em copos.
Segundo o boneco do craque, vencedor de títulos e que tem história no clube
André Lima, o Guerreiro Imortal. Por fim, ter colocado no site do tradicional
adversário o livro “imortal Tricolor”.
Eu como leigo em
marketing consigo enxergar todas estas furadas, imagina os especialistas o que
devem achar. Infelizmente o (anti)marketing do Grêmio está à todo vapor e esta
locomotiva só irá parar se o maquinista puxar o freio.
Maurício
Wiklicky
@mwgremio
Nenhum comentário:
Postar um comentário