AMIGOS IMORTAIS:
1. O JOGO. Não vi o jogo, estava viajando. Mas, que jogo mesmo ? Pelo que li, ouvi e pelo o que os meus filhos falaram...o Grêmio, de novo, não jogou. Na semana passada seguindo indicação de um amigo de tw a coluna saiu intitulada 3 toques, porque, como ele bem apanhou, apenas três jogaram, Victor, Saimon e Mário. Ao que parece ontem ficamos no Marcelo Grohe. Que sina. Nossos goleiros consagrando-se em cima de exibições muito abaixo das nossas expectativas. Não acredito que muitos poderiam se enganar, falei aqui e ali e a opinião sempre a mesma. O Time não jogou nada. Bem, Odone já havia dito isto contra o Vasco, e ali ensaiou uma reação. Natimorta. Não saímos do nada. Não fomos a lugar nenhum. Se eu repetir as 2 ultimas colunas passaria batido que seriam sobre jogos diferentes. Só aumenta a estatística que flagrei ira tomar corpo já no segundo jogo: 2 jogos contra times que irão lutar para não cair, duas vitórias; 2 jogos contra times que vão lutar pelo campeonato, duas derrotas; 2 jogos contra times médios, um empate e uma derrota. Conclusão, nosso time sequer é médio.
1.1. Ah, mas ainda não entrou Miralles, não entrou Gilberto Silva e não retornou A Lima. Verdade, são esperanças de melhora. Muito pouco, contudo, para que haja uma reversão significativa, até porque no mínimo Miralles é uma aposta, A Lima retoma após longo período lesionado e G Silva talvez seja o que possa entrar e dar logo resposta mas, ainda, assim, ficam no horizonte do ´vamos ver`, nada há que garanta que todos eles irão alterar muito o panorama. Até porque qualquer saída de um o treinador vai olhar para o banco e pensar: credo. Não temos grupo também. Time fraco, banco precário.
1.2. Não, não estou fazendo terra arrasada, estou dizendo o óbvio ululante: sem muito mais do que temos não vamos muito mais do estamos.
2. O FUTURO, O TREINADOR ( E A CABEÇA DELE) A DIREÇÃO. Nutro o pessimismo que este ano findou. Vamos ficar nesse chove não molha até o final. Não vejo futuro em 2011, e estou já pensando como se pode preparar o clube para 2012. Não se monta um time em meio a uma competição, regra básica e primária em futebol. Bem, no nosso caso sequer estamos montando, porque a reação que aparentou no jogo contra o Vasco - quando Odone assumiu a culpa, disse que não deu time a Renato e que o time não jogava nada - ao que parece não passou do discurso radiofônico. Em meio a este caldo leio que alguns conselheiros pedem a cabeça do treinador. Primeiro, não é função do conselheiro ir para as rádios fazer motim e pedir a cabeça de quem quer que seja: o torcedor pode fazer isto, o conselheiro não, a não ser que tenham alterados as regras do Estatuto e não soube, lá está escrito as funções do conselheiro, quem não sabe deve ler, isto revela despreparo, desvio de função. Quem toma esta atitude, não pode criticara o torcedor que invade o treino para cobrar dos jogadores isto ou aquilo. É a casa da Mãe Joana ? Se os conselheiros podem pedir a cabeça do treinador, os torcedores podem pedir a cabeça do Presidente que após o jogo contra o Vasco assumiu a culpa, confessou que errou e que não deu time ao Treinador. Então que se passe a guilhotina na tropa. Brincadeira. Conselheiro que quer cobrara coisas do futebol tem que saber que para isto a diretoria foi eleita, então vá lá dentro e cobre dela. Do contrário me poupe deste vexame. Mas e convenhamos, é culpa do treinador a falta de time ? Não, Odone já disse que não. E menos ainda por indicações, principalmente as fracassadas como CA que foram apostas de Odone e do empresário Leite, quem não sabe disto que fique sabendo. Reações como estas apenas demonstram que estamos sem rumo, para não dizer sem timoneiro. A direção falhou e se mantém falha. Isto não é critica muito menos corneta, isto é uma constatação. Ou alguém está satisfeito ?
2.1. No caminho de ida para Montevidéo encontro um grande amigo, conselheiro, e integrante de um dos grupos que apoiaram Odone e estão governo. Não para minha surpresa, mas vindo de quem veio, fiquei mudo ao ouvir dele que: o MGI não se dá com o MGN, Odone não tem comprometimento com os homens de futebol, mantém relações cordiais ... mas não são ´brotehrs`, expressão literal usada.... e assim segue o Grêmio, poucos se dando com poucos. Confesso que fiquei ainda mais triste do que já estava semana passada. Não vai muito longe, uma liderança de outro dos grupos se referiu ao Presidente como O SEM FRONTEIRAS, alcunha que seus colegas emprestaram ao homem.
2.1.1. ALGO TEM QUE SER FEITO E URGENTE. Ou o clube se UNE, nem que seja na marra, e os homens que o dirigem o coloquem DEFINITIVAMENTE acima de quaisquer picuinhas e vaidades, ou vamos amargar um longo período de jejum. Longo ? Putz, já vivenciamos isto fará 11 anos em breve.
2.2. Estou derrotista ? Não, estou assustado. Aliás, como o nosso preparador físico disse estar com tantas lesões. Certamente uns que outros vão tachar-me de corneteiro. Tem disto também, se se critica, se é corneteiro ou colorado. Como já registrei anteriormente um ALEMÃO NÃO SEI O QUE me encheu de desaforos num dia, antes do jogo contra o VASCO, ai foi aquele fiasco e o Presidente disse dele mesmo, e do time, muito mas muito mais mesmo do que eu havia dito. Do que eu e do que a esmagadora maioria dos Gremistas vêm dizendo. Sei lá de que planeta surgiu aquele ET mas eles estão soltos....então não me toco com estas coisas. O que me toca mesmo é ver o nosso Grêmio deste jeito.
3. HUGO DE LEON. Minha alegria do final de semana, que me encontrava com a ´patroa` em Montevidéo, foi encontrar Hugo de Leon na Chácara del Puerto, no Mercado del Puerto. Sorridente e feliz como poucas vezes o encontrei, o Capitão do Mundo encontra-se em estado de graça e gozando, como sempre, de popularidade invejável. Tive a felicidade, e a sorte, de ser Vice Presidente quando ele treinou o time, e mesmo não tendo tido sucesso saiu daqui com sua imagem irretocável, tanto que plantou na ARENA uma leiva - a primeira - de grama, trazida no Olímpico. Em meio a abraços e recordações, atrás de nós um grupo de colorados fez entre tantas observações, uma em especial: capitão mesmo era Figueroa, não dá prá comparar... O garçon respondeu impávido com seu sotaque carregado e cantando: ah sim, De Leon com 17 anos era capitão do Nacional, tri campeão da américa, tri campeão do mundo, sempre capitão, realmente incomparável ... sou bolsonero senhores por favor....
O garçon, claro, não iria mais além, nem precisava ir, mas De Leon além disto chegou a vencer um Sub 20 da América e um Mundialito pela Celeste, ganhou uma recopa, duas interamericanas ( uma pelo Grêmio ), foi campeão brasileiro, 2 x campeão ARGENTINO, sim senhores, e ainda de lambuja 3 x campeão Uruguaio. Figueroa se transformou mito, aqui, especialmente depois que o hoje decadente chargista colorado o fotografou pelado no vestiário: o maior feito dos dois. Não me coloquem De Leon com Don Elias, please.
4. A RAPUNZEL. Por derradeiro, perdi, perdi, perdi, a comédia água com açucar da semana. A melhor coisa que o futebol tem nos proporcionado por estes tempos. A sempre impagável coletiva da rapunzel. Esta reconheço, foi imperdoável. Bem, na coluna passada cantei a pedra deste fim de semana - não que não fosse previsível, portanto não fui nem um pouco formidável - que seria a vitória fácil deles, contra um time frágil, e o nosso provável insucesso ( achei que um empate talvez pudesse acontecer, mas não descartei o que houve... lembram ? ). Bem, ao que tudo indica na próxima rodada há boas chances de se inverterem as coisas. O Avai não pode ser melhor que o Figueira, embora o Atlético seja muito inferior ao Bota. Mas o time deles vive uma situação interessante. Não é melhor do que o nosso. Tem um treinador poupado e acariciado - não raras vezes exaltado - pela rede dele, mas não consigo vê-los chegar a lugar nenhum. Tomara.
Abraços e que quinta feira possamos ter um final de rodada melhor. E QUE TUDO O QUE EU DISSE AQUI SEJA UM ESTUPENDO ENGANO. VOU ADORAR QUEIMAR A LÍNGUA E ARDE NO FOGO DO INFERNO SE É PARA REVERTER TUDO.
carlos josias
1.1. Ah, mas ainda não entrou Miralles, não entrou Gilberto Silva e não retornou A Lima. Verdade, são esperanças de melhora. Muito pouco, contudo, para que haja uma reversão significativa, até porque no mínimo Miralles é uma aposta, A Lima retoma após longo período lesionado e G Silva talvez seja o que possa entrar e dar logo resposta mas, ainda, assim, ficam no horizonte do ´vamos ver`, nada há que garanta que todos eles irão alterar muito o panorama. Até porque qualquer saída de um o treinador vai olhar para o banco e pensar: credo. Não temos grupo também. Time fraco, banco precário.
1.2. Não, não estou fazendo terra arrasada, estou dizendo o óbvio ululante: sem muito mais do que temos não vamos muito mais do estamos.
2. O FUTURO, O TREINADOR ( E A CABEÇA DELE) A DIREÇÃO. Nutro o pessimismo que este ano findou. Vamos ficar nesse chove não molha até o final. Não vejo futuro em 2011, e estou já pensando como se pode preparar o clube para 2012. Não se monta um time em meio a uma competição, regra básica e primária em futebol. Bem, no nosso caso sequer estamos montando, porque a reação que aparentou no jogo contra o Vasco - quando Odone assumiu a culpa, disse que não deu time a Renato e que o time não jogava nada - ao que parece não passou do discurso radiofônico. Em meio a este caldo leio que alguns conselheiros pedem a cabeça do treinador. Primeiro, não é função do conselheiro ir para as rádios fazer motim e pedir a cabeça de quem quer que seja: o torcedor pode fazer isto, o conselheiro não, a não ser que tenham alterados as regras do Estatuto e não soube, lá está escrito as funções do conselheiro, quem não sabe deve ler, isto revela despreparo, desvio de função. Quem toma esta atitude, não pode criticara o torcedor que invade o treino para cobrar dos jogadores isto ou aquilo. É a casa da Mãe Joana ? Se os conselheiros podem pedir a cabeça do treinador, os torcedores podem pedir a cabeça do Presidente que após o jogo contra o Vasco assumiu a culpa, confessou que errou e que não deu time ao Treinador. Então que se passe a guilhotina na tropa. Brincadeira. Conselheiro que quer cobrara coisas do futebol tem que saber que para isto a diretoria foi eleita, então vá lá dentro e cobre dela. Do contrário me poupe deste vexame. Mas e convenhamos, é culpa do treinador a falta de time ? Não, Odone já disse que não. E menos ainda por indicações, principalmente as fracassadas como CA que foram apostas de Odone e do empresário Leite, quem não sabe disto que fique sabendo. Reações como estas apenas demonstram que estamos sem rumo, para não dizer sem timoneiro. A direção falhou e se mantém falha. Isto não é critica muito menos corneta, isto é uma constatação. Ou alguém está satisfeito ?
2.1. No caminho de ida para Montevidéo encontro um grande amigo, conselheiro, e integrante de um dos grupos que apoiaram Odone e estão governo. Não para minha surpresa, mas vindo de quem veio, fiquei mudo ao ouvir dele que: o MGI não se dá com o MGN, Odone não tem comprometimento com os homens de futebol, mantém relações cordiais ... mas não são ´brotehrs`, expressão literal usada.... e assim segue o Grêmio, poucos se dando com poucos. Confesso que fiquei ainda mais triste do que já estava semana passada. Não vai muito longe, uma liderança de outro dos grupos se referiu ao Presidente como O SEM FRONTEIRAS, alcunha que seus colegas emprestaram ao homem.
2.1.1. ALGO TEM QUE SER FEITO E URGENTE. Ou o clube se UNE, nem que seja na marra, e os homens que o dirigem o coloquem DEFINITIVAMENTE acima de quaisquer picuinhas e vaidades, ou vamos amargar um longo período de jejum. Longo ? Putz, já vivenciamos isto fará 11 anos em breve.
2.2. Estou derrotista ? Não, estou assustado. Aliás, como o nosso preparador físico disse estar com tantas lesões. Certamente uns que outros vão tachar-me de corneteiro. Tem disto também, se se critica, se é corneteiro ou colorado. Como já registrei anteriormente um ALEMÃO NÃO SEI O QUE me encheu de desaforos num dia, antes do jogo contra o VASCO, ai foi aquele fiasco e o Presidente disse dele mesmo, e do time, muito mas muito mais mesmo do que eu havia dito. Do que eu e do que a esmagadora maioria dos Gremistas vêm dizendo. Sei lá de que planeta surgiu aquele ET mas eles estão soltos....então não me toco com estas coisas. O que me toca mesmo é ver o nosso Grêmio deste jeito.
3. HUGO DE LEON. Minha alegria do final de semana, que me encontrava com a ´patroa` em Montevidéo, foi encontrar Hugo de Leon na Chácara del Puerto, no Mercado del Puerto. Sorridente e feliz como poucas vezes o encontrei, o Capitão do Mundo encontra-se em estado de graça e gozando, como sempre, de popularidade invejável. Tive a felicidade, e a sorte, de ser Vice Presidente quando ele treinou o time, e mesmo não tendo tido sucesso saiu daqui com sua imagem irretocável, tanto que plantou na ARENA uma leiva - a primeira - de grama, trazida no Olímpico. Em meio a abraços e recordações, atrás de nós um grupo de colorados fez entre tantas observações, uma em especial: capitão mesmo era Figueroa, não dá prá comparar... O garçon respondeu impávido com seu sotaque carregado e cantando: ah sim, De Leon com 17 anos era capitão do Nacional, tri campeão da américa, tri campeão do mundo, sempre capitão, realmente incomparável ... sou bolsonero senhores por favor....
O garçon, claro, não iria mais além, nem precisava ir, mas De Leon além disto chegou a vencer um Sub 20 da América e um Mundialito pela Celeste, ganhou uma recopa, duas interamericanas ( uma pelo Grêmio ), foi campeão brasileiro, 2 x campeão ARGENTINO, sim senhores, e ainda de lambuja 3 x campeão Uruguaio. Figueroa se transformou mito, aqui, especialmente depois que o hoje decadente chargista colorado o fotografou pelado no vestiário: o maior feito dos dois. Não me coloquem De Leon com Don Elias, please.
4. A RAPUNZEL. Por derradeiro, perdi, perdi, perdi, a comédia água com açucar da semana. A melhor coisa que o futebol tem nos proporcionado por estes tempos. A sempre impagável coletiva da rapunzel. Esta reconheço, foi imperdoável. Bem, na coluna passada cantei a pedra deste fim de semana - não que não fosse previsível, portanto não fui nem um pouco formidável - que seria a vitória fácil deles, contra um time frágil, e o nosso provável insucesso ( achei que um empate talvez pudesse acontecer, mas não descartei o que houve... lembram ? ). Bem, ao que tudo indica na próxima rodada há boas chances de se inverterem as coisas. O Avai não pode ser melhor que o Figueira, embora o Atlético seja muito inferior ao Bota. Mas o time deles vive uma situação interessante. Não é melhor do que o nosso. Tem um treinador poupado e acariciado - não raras vezes exaltado - pela rede dele, mas não consigo vê-los chegar a lugar nenhum. Tomara.
Abraços e que quinta feira possamos ter um final de rodada melhor. E QUE TUDO O QUE EU DISSE AQUI SEJA UM ESTUPENDO ENGANO. VOU ADORAR QUEIMAR A LÍNGUA E ARDE NO FOGO DO INFERNO SE É PARA REVERTER TUDO.
carlos josias
Excelente texto...muito bom...
ResponderExcluir