Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Um Dia Para Ser Lembrado!

Hoje, 22 de setembro, é o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Para o Comitê Paralímpico Brasileiro – CPB, uma data da maior importância. Nunca é demais ressaltar que, em sua origem, o movimento paralímpico brasileiro surgiu a partir do movimento de luta das pessoas com deficiência, como meio de afirmação de seu potencial.

Não por coincidência, amanhã, dia 22 de setembro, comemoraremos pela primeira vez o Dia Nacional do Atleta Paralímpico. Pela primeira vez, já que a data foi oficializada pelo Congresso Nacional ainda este ano. Justo reconhecimento aos atletas que tanto orgulham o Brasil. Colocar o Brasil como sétima potência mundial não é fácil em nenhum ramo de atividade. No esporte, meio extremamente competitivo por definição, mais difícil ainda. E os atletas paralímpicos brasileiros conseguiram. Deram um show.

 É fundamental a conexão entre as duas datas: Luta da pessoa com deficiência e atletas paralímpicos. O esporte tem um poder transformador inquestionável. É uma das ferramentas mais poderosas para promoção da saúde, educação e inclusão social. No caso dos atletas com deficiência, o esporte tem ainda o poder de por meio da afirmação da diferença, mudar a percepção das pessoas. Sejam elas com ou sem deficiência.

Delegação brasileira na abertura da Para olimpíada Quando um brasileiro sem deficiência percebe que atletas paralímpicos fizeram a bandeira nacional ser hasteada 43 vezes em Londres e o Hino Nacional Brasileiro ser tocado em 21 ocasiões, isso sem dúvida nenhuma, contribui para que ele perceba as pessoas com deficiência de outra maneira. Ora, se alguém pode aplaudir e se orgulhar de uma pessoa com deficiência representando o Brasil, este mesmo alguém percebe que esta mesma pessoa com deficiência pode ser um amigo, um colega de trabalho, um chefe, um parente, um namorado (a). Ou seja, é mais um ingrediente neste caldeirão que chamamos de sociedade.

A deficiência é UMA das características desta pessoa, dentre dezenas de outras. Não a mais, nem a menos importante. Uma delas. E os atletas paralímpicos são uma representação perfeita deste conceito. O Alan Fonteles, por exemplo não esconde sua amputação. Com ela, tornou-se um grande atleta e alcançou um feito histórico no Estádio Paralímpico de Londres ao derrotar o mito Oscar Pistorius. Alan é amputado sim. Mas também é veloz, também é um grande atleta e também é um grande homem.

Os atletas paralímpicos também servem de modelo positivo para aquelas pessoas com deficiência que ainda não descobriram todo seu potencial. Inspirados pelas conquistas brasileiras em competições internacionais, pessoas com deficiência se arriscam mais, no esporte ou em qualquer outro ramo de atividade, seguindo o exemplo de superação de pessoas como Daniel Dias. Quando nasceu, certamente Daniel Dias trouxe preocupação a seus pais devido a sua má formação congênita. Hoje, ele é certamente orgulho de um País inteiro chamado Brasil. Por meio do esporte, se tornou ídolo, inspirado num outro grande ídolo chamado Clodoaldo Silva.

Essa é a grande contribuição que o esporte paralímpico pode dar ao movimento de luta das pessoas com deficiência: construção de ídolos, de referência positivas e a mudança de perspectiva de pessoas com e sem deficiência. Não há crise de identidade no movimento paralímpico. Em nosso DNA há um forte componente social, pelo efeito que o desempenho dos atletas promove. Mas esse efeito só se consegue por meio do alto rendimento, da excelência esportiva. Tratar os atletas paralímpicos puramente como os atletas que são, é a melhor forma de promover a igualdade e deixar que eles inspirem as mudanças sociais por meio de suas conquistas.

Surgimos do movimento de luta das pessoas com deficiência e para este movimento é que o esporte paralímpico oferece seu maior legado. Com as incríveis performances dos Jogos Paralímpicos de Londres 2012, comemoremos estas importantes datas e pensemos em seu significado.


*Texto escrito pelo Presidente do CPB, Andrew Parsons.


Lembrando que o @BlogDoImortal ta na briga juntamente com Osório Martins por mais acessibilidade, e hoje não iriemos deixar está data passar em branco.

#MaisAcessibilidade #ArenaAMelhorDasAméricas