Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Ortunho em Uruguaiana

Em 1974 fui a Uruguaiana, juntamente com dois amigos da Sociedade Espírita Bezerra de Menezes. Um deles é meu amigo até hoje, Leonardo Dourado, ex-diretor de jornalismo da TV Globo e atual diretor da produtora Telenews  do Rio de Janeiro.
Leonardo além de amigo é meu padrinho de casamento.
Na fronteira encontramos o Sr. Jorge Carneiro, conhecido como Ortunho, pois era muito parecido com Washington Ortunõ , ex-atleta  do Peñarol  e da Celeste.
Ortunho estava como segurança do governador recém-eleito pelo Colégio Eleitoral, Sinval Guazzelli (homem honrado).  Foi uma imensa alegria conhecer aquele aquém  eu considero o melhor lateral esquerdo do Grêmio em todos os tempos. Foi um papo agradável.
Atleta com uma disposição inigualável em campo e uma boa técnica, Ortunho iniciou nos juvenis do SCI, passou pelo Nacional e Força e Luz de Porto Alegre e mais tarde jogou no Clube de Regatas Vasco da Gama do Rio de Janeiro . Em 1959 foi contratado pelo Grêmio, onde ficou até 1967. Disputou oito títulos regionais e venceu sete.
Ortunho jogou com atletas consagrados na história do tricolor como Juarez Teixeira, Airton Ferreira da Silva, Alcindo Martha de Freitas, Sergio Lopes e Gessy Lima.
Em 1967, o nosso Ortunho, em final de carreira, foi dispensado pelo Grêmio que tinha à época  dois  ótimos laterais esquerdos: Everaldo, mais tarde Campeão Mundial em 1970 e Zeca, que brilhou no grande Palmeiras de Leão, Eurico, Luiz Pereira e Ademir da Guia nos anos 70.
Ao ser dispensado Ortunho se ajoelhou e chorou. Esse foi um grande atleta e um ser humano diferenciado.
Artur Ferreira