Recanto Imortal

Aqui Você torcedor encontra noticiais do imortal, enquetes. Um Blog 100% Gremista feito pra você imortal. Para dicas, sugestões ou críticas construtivas venha conferir nossas páginas! Twitter - @BlogDoImortal #Sigam Facebook do Blogger https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais Pagina no Facebook https://www.facebook.com/gremioimortal.imortais?sk=wall¬if_t=wall Lembrando que é um trabalho 100% voluntário, se gostarem do nosso blogger acompanhem nossas redes. Estaremos com o Grêmio onde o Grêmio estiver.

sábado, 16 de abril de 2011

Entrevista com Carlos Josias

Diretor jurídico do Imortal de 1993 a 1998 conselheiro de 1994 a 2010 e Vice Presidente de 2005 a 2007.Obrigado pela paciência e atenção pra nos conceder esta entrevista. Político? Não Polemico? Não simplesmente Carlos Josias.

1) Da Onde surgiu este amor pelo Imortal Tricolor?

Nasci em Rio Grande e vim para Porto Alegre bem menino. Meu pai tinha sido jogador profissional do vovô tricolor e teve a sua época de glória junto com grandes ídolos daquele tempo. Para quem não sabe, o SC RIO GRANDE (mais velho clube do Brasil, fundado em 19.07.1900, dia do futebol, decretado pela CBF) foi padrinho do nosso Grêmio, veio a Porto Alegre para o apadrinhamento. O Grêmio, no inicio da década de 60 emprestou o Bugre – Alcindo – para o Rio Grande e ele se tornou goleador do campeonato gaúcho naquele ano, formando dupla com um atleta papa areia chamado Jesus. Fim do ano, consagrado, Alcindo foi repatriado pelo Grêmio; ele veio de volta para Porto Alegre, e com ele veio o meu coração: eu que já era tricolor, fiquei fanático pelo Grêmio. Num jantar farroupilha, há uns 15 anos, contei esta história para o Bugre, e ele encheu os olhos de água. Foi o maior centroavante que vi jogar e junto com Renato Portaluppi, o maior jogador de toda a história do Grêmio que vi em campo com a nossa camisa


2) Qual a sensação de ganhar uma Libertadores pelo Grêmio? Afinal na época você era diretor jurídico e conselheiro do Imortal!

indescritível; mas eu sempre disse exaustivamente: a honra não é ser conselheiro ou diretor ou seja lá o que for, a honra é ser Gremista. A sensação é um porre de felicidade e em 1983 quando eu era só torcedor foi  deferente....Sai correndo, andei de um lado para outro, não sabia exatamente o que fazer, não sabia se abraça o amigo, se se joga no chão, se pulava se gritava se dava soco na parede... Quando se é só torcedor a felicidade é mais ampla e se tem liberdade de se fazer mais coisas ... A segunda eu era dirigente e o cargo te impõe ser mais comedido, há uma angústia maior nos momentos que antecede o jogo e uma responsabilidade maior depois; a sensação é ótima mas o reflexo interior é bem diferente; ser torcedor, só, é bem mais leve...A chegada no estádio é só o nervosismo, a expectativa, a confiança...Ser dirigente o cara chega carregado, preocupado, a responsabilidade é imensa....Mas no fim uma coisa só é certa: a paixão q se sente por um clube como o nosso ela não se descreve, não se conta não se explica, ela se vive e é intenso está no fundo da alma de todos nós, a gente muda de casa, muda de mulher, muda de trabalho, muda de tudo, mas uma paixão não se muda esta é pra sempre, errado o legião, conosco o pra sempre é sempre pra sempre e nunca acaba !

3) Você fez parte da direção do Grêmio em uma era campeã hoje o que falta pro Grêmio ser campeão Raça vontade amor à camisa?

 É difícil de dizer isto. O que eu posso dizer é que estar aqui fora é muito diferente de se estar lá dentro. Eu reclamo aqui quando não dá certo, eu fico louco,  às vezes pego pesado, mas o fato é que lá dentro todo mundo quer ganhar e todo mundo faz de tudo pra isto, tudo que é sacrifício é feito; conheci um cara amigo do peito que foi diretor de futebol e que até hoje recebe criticas porque sua passagem não foi das mais vitoriosas; não vou citar o nome para não pessoalizar, mas o cara se doou como um louco pelo clube, sacrificou família, filhos, mulher, trabalho - profissional liberal - chegava a passar as noites da concentração com os atletas; fez de tudo, não tínhamos verba para contratar e só se contratava com o que se tinha e o que havia era pouco para trazer jogadores de ponta; e no dia seguinte era pau e pau nos jornais na torcida nas rádios na tv, olha é difícil demais. Acho que o Grêmio ainda paga o pato ISL que nos deixou com uma dívida impagável e representou DEZ (10) anos de atraso; estamos cumprindo a penitência dos desmandos da gestão 2000 e concentro tais desmandos no Presidente e Vice de Finanças mais ninguém, até ali tivemos nossos heróis como o Homero Belini que não fosse ele sei lá onde estaríamos; de lá para cá o clube lida com orçamento baixo e isto é difícil para que se tenha um time como se teve de 93/98 quando participei das gestões e ganhamos tudo. Acho que o jogador há muito é movido à grana, não que fosse diferente naquela época, mas penso que lá a gana, a raça e o comprometimento eram maiores. O Grêmio por outro lado ainda engatinha na profissionalização. Mas digo com certeza vamos cumprir e ultrapassar esta etapa, nosso destino é de glórias, o futebol é cíclico, e vamos retomar nosso rumo, acho que depois da  desastrada éra Guerrero cada Presidente que o sucedeu a seu modo cumpriu uma tarefa nesta retomada e isto vai se completar se não nesta na próxima gestão. E aonde o clube se firmar como empresa, com profissionais em todos os setores e abnegados controlando com um CA forte a atuante, tudo voltará a ser com era antes no quartel tricolor

4) Hoje no Grêmio qual melhor jogador na sua opinião?

Vitor é o nosso grande jogador hoje e isto mostra uma dificuldade nossa. O grande jogador sempre tem que ser um atacante, uma referência de se conseguir vitórias não de se impedir derrotas. Mas é o que eu acho. A direção atual nos deve ainda um jogador diferencial para ser o ídolo da frente que tanto precisamos. No ataque não tenho dúvidas, André Lima no contexto atual é o cara.

5) Qual foi à partida que você viu do Grêmio que mais te emocionou e que você não acreditava que aquilo estava acontecendo?

A batalha dos Aflitos. Estava lá era Vice. Quando começou a confusão eu desci e fui para o vestiário, tínhamos uma bela equipe fora do campo cada um com sua função bem definida, enquanto o Presidente foi para dentro do campo tentar conter os atletas com os dirigentes que poderiam lhe auxiliar na tarefa, outros tomavam conta de outras coisas. Eu fiquei recepcionando os expulsos e fazendo frente na porta de entrada do campo para os vestiários. Estávamos lá sós e sem saber o que acontecia, eu, Pelaipe, o Fisioterapeuta, Domingos, Escalona, Patrício, Nunes e o pênalti para ser batido. Foram os minutos mais longos da minha vida. De repente uma explosão em cima do vestiário. Nos olhamos, ali era onde estava a nossa torcida. Logo a seguir outra ! Saímos em direção ao campo ... Bem ai não tem o que dizer sinceramente não tem o que dizer eu pensei: morri e estou no céu, DEUS EXISTE !

6) O que você acha do projeto da Arena?

No inicio um sonho que vi nascendo. Pouca gente sabe ou poucos comentam. Já falei sobre isto. Estava no clube e prestes a iniciar uma reunião do CA. Odone conta que o Dr. Fábio Koff teria aproximado o Grêmio de um grupo de pessoas que pretendia investir em nós e construir uma ARENA modelo FIFA. Foi assim, exatamente assim, que ouvi pela primeira vez o assunto. Quando fomos renovar o mandato em 2006 o Presidente Odone me chamou para perguntar se eu continuaria o mandato. E ele me disse, ninguém me falou, isto é um depoimento: o Dr. Fábio Koff me procurou junto com o Cacalo e me prensaram, exigiram que eu continuasse para que o PROJETO ARENA fosse viável e tivesse inicio, eu relutei porque tenho compromissos políticos, mas acabei aceitando, então tu pensa e me responde. No outro dia o Presidente Cacalo me ligou e me disse: aceita, vai em frente, foi difícil convencer Odone mas ele cedeu e vai continuar, precisamos de vocês vamos erguer este estádio. Eu fiquei. Adoro o projeto e perdi as contas do que já rebati os que foram contra. Mas todos tem direito de opinar e eu respeito. Mas agora não tem volta ela é realidade. Não é mais sonho.

7) Qual foi a pior direção que você já viu no Grêmio e o pior técnico?

O Presidente de pior gestão foi o Guerrero. Sem dúvidas. Pior técnico é difícil, talvez aquele mineiro o Procópio que ficou aqui menos de 10 dias. Acho que sim. Acho que ele.

8) O Que você esta achando de Renato no comando do Grêmio?

Nosso time é fraco. Digo que nosso time atual é o mesmo do ano passado com desfalques. Temos uma zaga frágil, um lateral sofrível e outro que vão acabar matando o cara - Gabriel - diante de tanta mediocridade. Ele é um baita jogador já provou isto, mas está sendo minado. O mesmo digo do Lucio que poderia compor a outra lateral mas ta sempre tapando buraco. Não temos um n. cinco faz anos. Anos. Não temos um líder dentro de campo, o ultimo líder que tivemos foi o Sandro Goiano, depois dele ninguém mais. O ataque é André Lima e o nosso armador Douglas se perde às vezes pelo seu estilo meio sonolento de jogar mas às vezes pq deve olhar pros lados e pensar... E agora ? O Roca é um belo jogador. Mas nosso time tem Vitor, Gabriel, Lucio, Roca, Douglas e A Lima quem sabe o Borges. Os meninos ainda são muito jovens para entrarem a mil, Leandro e Fernando. Adilson ainda não se firmou embora não seja tão mau. A rigor, portanto, temos seis jogadores. A direção deu uma de cigarra, vai faltar comida para o inverno. As contratações são acanhadas para não dizer mais, Lins, Rodolfo - perigo nas duas áreas e com duas expulsões imbecis - VP. Renato é um grande motivador, fosse outro treinador já tínhamos afundado. Não vou longe, fosse o CUCA, melancólico como é, e já vimos isto, estávamos fritos. Renato vem operando alguns milagres e chega num ponto que o cara começa a inventar porque não tem opções, o que aconteceu ontem. Gostaria de ver ele no nosso clube com um time do nosso tamanho. Ai sim poderíamos ver bem o trabalho dele. Como estamos ele tende a cair e nós também. Mas não jogo a toalha, depois de Bangu x Coritiva acredito em Lobisomem. O Once Caldas ganhou uma LA até os reds ganharam e depois da Batalha dos Aflitos meus amigos ... Mas o bom seria ser não precisássemos depender do sobrenatural, da camisa, da tradição, das jornadas épicas e heróicas, o bom seria se a direção tivesse cumprindo as promessas de campanha e nos dado um time pra ganhar a LA. Mas quem sabe DEUS não está GUARDANDO DE NOVO ALGO MELHOR PRÁ NÓS? ALGUÉM DUVIDA ? Certa vez um repórter analista colorado, ex-integrante da torcida organizada deles, Alexandre Pratezel, num programa que eu estava, bradou: ACABOU A IMORTALIDADAE .... Pouco mais de um ano apos estávamos no final da LA. Pois é, não duvidem do Grêmio !

9) O que Você esta achando da administração Paulo Odone?

Não to gostando. Acho que ele prometeu de mais e cumpriu de menos. Esperava muito mais dele. Esperava mesmo. Tenho as minhas diferenças com ele, sim, mas não sou burro nem cego. Ele é capaz, tem talento, tem discurso fácil, é um motivador e conhece o trabalho. Já provou isto. Penso que o caso R10 deu um tombo nele que ele ainda não se recuperou, foi demais para o ego dele que é imenso. Aquele episodio deixou ele desorientado e ele até agora não encontrou o caminho. Mas é homem criativo, cresce nas dificuldades, tenho muita esperança que ele retome a linha. E não posso deixar de acreditar nisto. Não posso. Ele tem muitos defeitos, um deles é chamar para si a responsabilidade pela vitória e transferi-la na derrota. Tem feito isto e acho que mais do que nunca justamente porque está perdido. Fez isto com o futebol no caso R10 e fez ontem. Dá a volta olímpica com os atletas na conquista, mas na entrevista culpa o futebol na tragédia. Mas já disse e vou repetir: se ele retomar a sua própria capacidade de superação que possui há mim pouco importa que ele se eleja SENADOR dando outra volta no estádio, sou capaz de guardar a camisa dele suada com autógrafo no meu armário. Eu quero que o Grêmio ganhe e agora, neste momento, só quem pode comandar o Grêmio para a vitória é ELE mais ninguém porque ele é o Presidente então TEMOS QUE ACREDITAR NO CARA.

10) Você acredita que nesse ano Grêmio possa ganhar o tri da Libertadores?

EU NUNCA DEIXO DE ACREDITAR NO GRÊMIO !

11) Para encerrar deixe um recado para a torcida do imortal?Que te acompanha e te admira!

O caminho diferencial do Grêmio não está dentro das quatro linhas, está fora delas, espalhada e esparramada pelas arquibancadas do Olímpico. Aqui somos quase imbatíveis. Se não fosse um pênalti perdido pelo seu JONAS - e eu não lhe concedo perdão por isto - teríamos ganhado a COPA DO BRASIL contra o temido SANTOS. Tenho muitos amigos dirigentes em diversos clubes do país e há uma unanimidade: não dá pra ganhar do Grêmio no Olímpico. Então não tem o que dizer para essa torcida estupenda que nos carrega no colo. O que se tem a dizer é para os Atletas .... Tratem de jogar bola fora porque aqui NÓS JOGAMOS PRÁ VCS ! E agradeço ao blog a oportunidade de me comunicar com esta torcida impecável ! O Grêmio tem crédito de sobra em todo o RS, o clube meteu o Estado e Porto Alegre no mapa mundo do futebol e por isto o que posso dizer é só repetir uma frase do Dr. Koff  que nunca sairá da minha mente: O Grêmio não é maior do que todos MAS NINGUÉM É MAIOR DO QUE O GRÊMIO. Abraços.

Essa Foi à entrevista de certa forma emocionar de revelar o que realmente acontece no dia a dia do nosso imortal e de nunca deixar de acreditar no imortal tricolor agradecimentos a Carlos Josias um dos maiores dirigentes que o Grêmio já teve e quem quiser seguir no twitter @Cajosias e agradecimentos também a @Leonardoimortal.